A Sound Particles, a startup criada pelo antigo aluno do Técnico, Nuno Fonseca, irá receber um financiamento de 1,2 milhões de euros, no âmbito do projeto-piloto Accelerator, anteriormente conhecido como Instrumento para PME-Fase 2, do Conselho Europeu da Inovação. O investimento europeu irá cobrir 70% de um projeto de 1,78 milhões de euros para desenvolver uma versão mais abrangente do seu software de som 3D.
Se pensa que desconhece esta startup e o trabalho que desenvolve, informamo-lo que dificilmente assim será, uma vez que é da responsabilidade dos mesmos o software de som 3D usado por produções de Hollywood de nomes como “Game of Thrones”, “Batman versus Superman”, “Aquaman”, “A Múmia” e “Wonder Woman”. Apesar da tenra idade, tendo sido criada apenas em 2016, a Sound Particles tem vindo a trilhar caminho na indústria cinematográfica e conquistando terreno em Holywood. Já este ano, a empresa recebeu uma ronda de financiamento no valor de 400 mil euros, liderada pelo primeiro fundo da Indico Capital Partners. O nome do software é também Sound Particles e parte de uma premissa muito simples e que se tem revelado muito eficaz: aplicar o mesmo conceito que os softwares de animação 3D aplicam, mas neste caso para o som.
A startup de Nuno Fonseca apresentou a concurso um projeto de melhoramento do seu software, assim como um número de iniciativas de negócio com o objetivo de atingir segmentos maiores de clientes, e à semelhança de mais cinco startups nacionais conquistou o importante financiamento.
No total, a Comissão Europeia atribuiu 149 milhões de euros para financiar 83 PME e empresas em fase de arranque. Entre as empresas nacionais apoiadas, figuram além da Sound Particles, a Winegrid, Nuada, MyDidimo, Pro Done e Cleverly, captando um total de 9,09 milhões de euros de um bolo total.