Campus e Comunidade

Spin-off do Técnico capta 60 milhões de dólares em financiamento

A Unbabel acaba de protagonizar a maior ronda série C feita por uma startup nacional.

A Unbabel, a spin-off do Técnico que alia inteligência artificial com pós-edição humana à tradução automática, anunciou esta terça-feira, 24 de setembro, o fecho de uma ronda de investimento série C (ronda para empresas que estão a crescer exponencialmente) no valor de 60 milhões de dólares, o correspondente a cerca de 54,56 milhões de euros. O fundo Point72 Ventures liderou a ronda de investimento que contou ainda com investidores da e.ventures, Greycroft e pelos portugueses da Indico Capital Partners. Investidores atuais da startup portuguesa como a Scale Venture Partners, Notion Capital, M12 (fundo de venture capital da Microsoft), Samsung NEXT, Caixa Capital, Faber Ventures, FundersClub e Structure Capital participaram também nesta ronda reforçando a confiança na Unbabel.

Esta é a maior ronda de investimento série C captada por uma startup portuguesa – quase o triplo dos 23 milhões de dólares (cerca de 21 milhões de euros) conseguidos na ronda anterior em 2018. No total, a empresa liderada por Vasco Pedro já angariou um total de 91 milhões de dólares em investimento. O capital conquistado irá ser usado para acelerar a expansão mundial e as capacidades de inteligência artificial da empresa.

O crescimento da spin-off do Técnico nos últimos anos é inegável e segundo Vasco Pedro Este tem sido acentuado ao longo do ano de 2019. “Estamos atualmente a traduzir mais de um milhão de mensagens de apoio ao cliente por mês. Este valor é cinco vezes superior ao volume que registámos em 2018, o que demonstra a procura mundial por um serviço ao cliente multilingue ágil”, partilhou um dos fundadores da Unbabel em comunicado.