Campus e Comunidade

Spin-offs do Técnico no Top-25 das maiores scaleups portuguesas

Quatro startups com ligação ao Técnico integram o ranking das startups portuguesas mais promissoras da Building Global Innovators (BGI)

Há quatro spin-offs do Técnico entre as 25  maiores scaleups – terminologia usada para definir jovens empresas com 10 ou mais funcionários e que já geram receitas significativas – de Portugal. O ranking é da aceleradora de startups Building Global Innovators (BGI), e destaca o potencial da Unbabel, Codacy, Landings.jobs e HeartGenetics que ocupam o 1.º, 5.º, 9.º e 12.º lugar respetivamente. Não é a primeira vez que estas empresas com ligação ao Técnico figuram no Top 25 da BGI, ainda que a Unbabel e a Codacy tenham melhorado o seu posicionamento face à edição de 2018. A Landing.jobs, por sua vez, mantém o meritório 9.º lugar da edição passada.Quanto à empresa Heart Genetics, criada pela antiga aluna e docente do Técnico, professora Ana Teresa Freitas, integra a conceituada listagem pela primeira vez.

O ranking da BGI contempla empresas fundadas entre 2013 e 2018 e tem em consideração aspetos como: o investimento angariado por estas empresas, o total das receitas, o rácio entre investimento e receitas, o número de postos de trabalho criados e o potencial de criação de novos empregos.

De acordo com o relatório, estas 25 maiores scaleups portuguesas já conquistaram um total de 178 milhões de euros em rondas de financiamento.