Spin-offs do Técnico representam Portugal no Web Summit

Na lista das 66 empresas portuguesas que marcarão presença na Web Summit há várias pertencentes à comunidade IST Spin Off

O Road 2 Web Summit, uma iniciativa que antecipa o maior evento de empreendedorismo tecnológico do mundo, que se realiza em Lisboa no próximo mês de novembro, decorreu esta quarta-feira.

Num dia dedicado ao ecossistema empreendedor do país, decorreu igualmente o concurso nacional com o mesmo nome, organizado com o apoio da Portugal Ventures, para escolher que startups portuguesas irão representar Portugal no Web Summit. No final, quatro membros da comunidade IST Spin-off (e uma spin-off de um dos membros) do Técnico foram escolhidos como vencedores.

Entre 237 inscrições, foram aprovadas 170 candidaturas de startups que, durante o dia, fizeram pequenas apresentações de três minutos. No final, entre as 66 escolhidas, contam-se a GetSocial, HeartGenetics, Magnomics e PETsys Eletronics, todas membros da comunidade IST Spin-Off, e ainda a LusoVU, spin-off da Lusospace, empresa que, também ela, faz parte da comunidade.

GetSocial, S.A.
A GetSocial é uma empresa que ajuda negócios e lojas online a aumentar a sua visibilidade, retenção e vendas, enquanto providencia ambientes sociais e colaborativos aos seus utilizadores.

HeartGenetics
A HeartGenetics é uma empresa que combina tecnologias genómicas com avanços computacionais sofisticados com o objetivo de desenvolver dispositivos médicos certificados, software e testes genéticos, que permitem integrar a informação da genética com o conhecimento que os médicos detém sobre doenças, terapêuticas e recomendações clínicas.

Magnomics
A Magnomics está neste momento a desenvolver um dispositivo portátil, rápido e de simples utilização para efeitos de diagnósticos, apresentando um novo conceito de “lab-on-a-chip”. Com várias aplicações, o primeiro mercado será o de saúde animal, com vista a posterior entrada nos mercados de saúde humana, de segurança alimentar e bio-defesa.

PETsys – Medical PET Imaging Systems, S.A.
A Petsys apresenta uma tecnologia inovadora de Tomografia por Emissão de Positrões (PET – Positron Emission Tomography), aplicada ao diagnóstico precoce de cancro da mama. O objectivo é lançar no mercado mundial um novo meio auxiliar de diagnóstico.

LusoVU
A LusoVU é uma spin-off da Lusospace (uma empresa que desenvolve e fabrica hardware aeroespacial desde 2002). A missão da LusoVU é desenvolver e explorar aplicações de realidade aumentada, nomeadamente a venda de óculos inteligentes. Vendem óculos inteligentes para aplicações de realidade aumentada.