Startup de alunos do Técnico à conquista de investimento americano

Além da participação na Collision, a Picma realizou uma “tour” pelos EUA para apresentar as potencialidades do Columb, uma tecnologia destinada a melhorar a eficiência dos painéis solares.

Se é um dos mais de oito mil portugueses que produz energia solar para autoconsumo vai gostar de saber mais sobre a tecnologia Coulomb, desenvolvida por 4 alunos de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do Técnico. “O Coulomb consiste num sistema de monitorização inteligente para painéis fotovoltaicos que deteta a necessidade de manutenção ou limpeza, prevenindo a perda de eficiência da produção, bem como falhas terminais”, explica Bruno Figueiredo, um dos co-fundadores da Picma- a startup por detrás desta ideia. O pequeno hardware, aplicado entre os painéis solares e os inversores recolhe informações sobre a produção de energia solar, gerando alertas com recurso a um algoritmo de inteligência artificial, identificando os diferentes tipos de anomalias e falhas.

O software é multiplataforma, correndo em telemóveis, tablets ou computadores, podendo o utilizador aceder ao site com a sua dashboard e verificar todo os dados da instalação dos painéis solares. Também o dito sistema de notificações permite identificar rapidamente o problema, referindo exatamente qual o painel afetado, e o respetivo defeito. Para além disso, o sistema permite, ainda, aos clientes entrar de forma rápida e direta com serviços certificados de manutenção, sendo compatível com todas as marcas de painéis solares.

A Picma está ainda numa fase inicial, e por isso os alunos do Técnico estão focados em conseguir o máximo de financiamento possível, e depois da participação na Web Summit 2017, a equipa não hesitou em tentar a sua participação na Collision, considerada pela Forbes como “America’s fastest growing tech conference”,  e que conta com mais de 25000 participantes. E porque tentar não custa e o potencial é muito, a Picma foi selecionada por entre milhares de aplicações e rumou até Nova Orleans. “A participação permitiu criar pontes para exportação do nosso produto para os USA e estabelecer contactos com investidores internacionais”, partilha Bruno Figueiredo. “Tivemos bastantes interessados em acompanhar o desenvolvimento do nosso produto, sendo que o próximo passo, e mais importante, será o de manter o contacto com estes potenciais investidores”, acrescenta o aluno do Técnico.

Além da presença na Collision, os alunos do Técnico aproveitaram a viagem e realizaram uma “tour” pelos EUA tendo como intuito a captação de capital e a criação de pontes com possíveis clientes, e não só: “conseguimos chegar com sucesso a investidores que podem trazer o investimento que precisamos e criar diversos contactos para a futura internacionalização do produto, especialmente nos USA e América Latina”, sublinha em jeito de balanço o co-fundador da Picma.

Conscientes do “imenso crescimento deste mercado de ano para ano”, o grupo de alunos acredita que o motivo para crescimento não ser ainda mais acentuado pode muito bem residir no facto de uma instalação solar ter alguns problemas. E aí o Coulomb é a solução: “o nosso produto surgiu para resolver estes problemas, tornando o investimento em painéis solares mais seguro, que poderá refletir positivamente na percentagem do número de instalações solares”, conclui Bruno Figueiredo.