Talent Search Meeting com a Kearney ajudou a derrubar mitos em torno do mundo da consultoria

O encontro contaria com antigos alunos do Técnico que trabalham atualmente na Kearney e que partilharam um feedback muito positivo da experiência na consultora.

Cerca de duas dezenas de alunos marcaram presença no Talent Search Meeting da Kearney que se realizou esta quinta-feira, 26 de novembro. Ao longo de mais de meia hora, os alunos dos vários cursos do Técnico que marcaram presença no encontro virtual, que teve como palco na plataforma Zoom, tiveram oportunidade de conhecer um pouco a consultora e erradicar as suas dúvidas através do testemunho de sete alumni do Técnico que integram os quadros da Kearney.

Ana Pedrosa, Principal na Kearney e antiga aluna de Engenharia Civil, ficaria responsável por uma breve apresentação corporativa que permitiria aos estudantes conhecer um pouco melhor a consultora, as áreas em que atua e a diversidade de projetos que abraça. “Temos muitíssimo orgulho na ligação que temos com o Técnico e na parceria que já temos há alguns anos. Temos uma grande presença de alumni na nossa empresa e são eles que vos irão dar todas as respostas nesta sessão”, referiau.“Queremos que de uma forma informal ouvir as dúvidas sobre a empresa, a profissão de consultoria, sobre o tipo de trabalho que fazemos, ou algumas questões sobre o processo de recrutamento que possam ter”, afirmou de seguida, dando o mote para o momento que se seguia.

A Ana Pedrosa juntar-se-iam os testemunhos de: Bárbara Simões, Associate e antiga aluna de Matemática Aplicada; Duarte Mendes de Almeida, Senior Business Analyst e alumnus de Biomédica;  Manuel Melo, Senior Business Analyst e antigo aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; André Neves, Business Analyst e alumnus Engenharia Mecânica; e Simão Correia, Business Analyst e antigo aluno de Engenharia Física Tecnológica. Através da perspetiva, da experiência e das histórias dos antigos alunos, os estudantes tiveram resposta para todas as dúvidas que tinham acerca de uma carreira na área de consultoria.

As ferramentas de trabalho utilizadas nos vários projetos, a carga de trabalho, a exigência das funções, o ambiente de entreajuda que carateriza a Kearney, e ainda as valências que o Técnico lhes forneceu e que são “extremamente úteis nesta carreira” foram alguns pontos abordados pelos consultores.

“No fundo, o exercício que acho importante que façam é perceber o que querem, o estilo de vida profissional que querem ter, os desafios com que gostavam de lidar. E a partir destas respostas vão conseguir perceber onde é que encaixam melhor”, aconselhava André Neves. “Ser engenheiro é muito mais abrangente do que a área específica em que nos formamos, é ter a capacidade de olhar para um problema e tentar com algum engenho resolve-lo. Sempre acreditei que para ser um bom engenheiro temos que ser pessoas curiosas,  e a verdade é que na área de consultoria isso também se aplica”, adiciona o alumnus.

Por sua vez, Simão Correia sublinhava “a cultura de aprendizagem e o leque imenso de áreas nas quais se adquire conhecimento ao trabalhar nesta área”. “Na Kearney aprendemos sobre tantas coisas, sobre tantas indústrias, que no fim o número de ferramentas com que acabas por ficar é tão versátil que te permite trabalhar num número de áreas enorme”, acrescentava.

Sofia Mira, representante da área de recursos humanos e recrutamento da consultora, encerraria a sessão agradecendo a presença dos alunos do Técnico e manifestando o seu desejo de que estes testemunhos tenham “ajudado a que fiquem com uma ideia mais clara de como é trabalhar no ambiente desafiante da Kearney”, afirmou.

Estes Talent Search Meetings realizam-se no âmbito do Programa de Recrutamento de Jovens Talentos do Técnico (Talents@Técnico), promovido pela Área de Transferência de Tecnologia( TT@Técnico).