TeamRocketIst no Top-10 da Europa

A equipa de alunos do Técnico encontra-se apurada para a CSAW FINAL 2017, onde as melhores equipas do mundo enfrentarão os mais variados e complexos desafios de cibersegurança.

Os TeamRocketIst juntaram-se há um ano atrás, incitados pelo gozo de vencer desafios e pelo gosto pela área de cibersegurança. As capture the flags, nome dado às competições em que participam “incidem sobre temáticas que abordamos nas aulas, mas que nem sempre temos a oportunidade de as aplicar na prática”, explica Ricardo Campos, o porta-voz da equipa. E foi essa vontade de experimentar e aprender mais que os levou a juntarem-se. Além de Ricardo integram a equipa Luís Freixinho, João Ribeiro e Marcos Faria, Diogo Monteiro, Pedro Reganha, João Santos, e André Faustino, todos eles alunos de Engenharia Informática e de Computadores do Taguspark. Apesar de só terem começado a competir “a sério” em agosto de 2017 conseguiram ser apurados para a Final Europeia de uma competição de Cibersegurança em Valence (França), a CSAW FINAL 2017, como uma das 10 melhores equipas de estudantes universitários da Europa.

Criptografia, web, cibersegurança forense, reverse engineering e exploração de outras vulnerabilidades em programas, são as matérias que estes alunos precisam de dominar para conseguir ultrapassar os vários desafios que lhes são colocados. “Os pontos são proporcionais à dificuldade do desafio. As equipas são ordenadas pelos pontos que têm para saber o ranking final do evento”, elucida Ricardo.

A final europeia, que enfrentarão de 9 a 11 de novembro, vai decorrer em vários locais do mundo, tendo os TeamRocketIst que marcar presença na École Nationale  Supérieure D’ingénieurs des Systèmes Avancés et Réseaux (Esisar School), assim como todas as equipas europeias. Ao todo terão de enfrentar 40 equipas, algumas delas equipas de profissionais na área com muita experiência, mas apensar disso, e estando consciente de que “vencer é uma tarefa difícil”, afirmam que tentaremos o nosso melhor para representar da melhor forma o Instituto Superior Técnico”.