Técnico acolheu a primeira fase da maior competição de engenharia da Europa

Cento e dezasseis estudantes foram testados nas duas categorias da EBEC Lisboa.

A teoria faz parte, a componente prática também está lá, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas são pontos fulcrais, assim como a aptidão para trabalhar em equipa, tudo isto testado em 24 horas na maior competição de engenharia da Europa (EBEC). A primeira fase da competição na área de Lisboa teve lugar no Técnico e o aumento de participantes justificou este ano a divisão do concurso em dois fins de semana, o de 18-19 de março dedicado à categoria de Case Study, e 25-26 de março para a  categoria de Team Design.

Vinte e quatro horas consecutivas e exaustivas para cada categoria, 116 participantes, muita inovação, trabalho, e acima de tudo de “desenvolvimento de capacidades fora do âmbito tradicional”, como partilhou Susana Calhau, membro do BEST (Board of European Students of Technology),responsável pela organização. “O balanço é extremamente positivo. A EBEC é o nosso maior evento e, pela sua dimensão e dinâmica muito própria, é um dos pontos altos do nosso ano”, afirmou, acrescentando que “todos se divertiram e conseguiram desenvolver as suas competências com esta experiência enriquecedora”.

O “Case Study” contou com a participação de 12 equipas, desafiadas a criar uma solução inovadora para um problema técnico ou de carater logístico. As soluções divergiam de grupo para grupo, em muito devido à heterogeneidade dos cursos de que provinham os elementos.  No final a equipa vencedora foi a “The firm”, composta por quatro alunos de Engenharia Biológica e segundo os responsáveis da Mckinsey International Inc, que compunham o Júri, demonstraram “visão estratégica, recomendações e comunicação executiva”.

A construção de uma torre com um elevador, partindo de características definidas previamente, foi o desafio proposto na categoria de Team Design às 17 equipas desta categoria. Desta feita e para conseguirem concretizar o projeto, os alunos tinham à disposição uma “loja” onde se iam abastecendo com os materiais necessários à construção do protótipo, recorrendo a créditos atribuídos a cada equipa. O primeiro lugar foi atribuído, pelo júri da A1V2 Engenharia Civil e Arquitetura, à equipa “Ben Dover”, composta por alunos de Engenharia Civil, Mecânica e Física Tecnológica, que cumprindo os objetivos propostos se destacou pelo planeamento e gestão do orçamento.

Estas duas equipas juntam-se agora às equipas vencedoras de Almada, Coimbra, Aveiro e Porto para disputar a EBEC Portugal, de onde sairá o representante português que disputará a final europeia em Brno, na República Checa, de 31 de Julho a 8 de Agosto. Tal como aconteceu na edição anterior, o BEST Lisboa espera que “pelo menos uma das equipas de Lisboa chegue à fase final desta competição”, partilha Susana Calhau.