Técnico abre portas às Escolas no primeiro dia do Dia Aberto 2023

O primeiro dia da edição de 2023 do Dia Aberto do Técnico trouxe centenas de estudantes do ensino secundário ao Campus Alameda.

No laboratório de hidráulica a água é presença dominante. Numa visita, tenta-se perceber que a “tensão de vaporização da água é igual à pressão atmosférica” numa conduta à temperatura ambiente como “acontece nas torneiras lá de casa” explicou a Dídia Covas, professora do Departamento de Engenharia Civil, ou que as “ondas do mar são geradas pelo vento”. Entre uma e outra experiência, fala-se sobre a diversidade de áreas de trabalho da engenharia civil. Quanto à importância de as dar a conhecer, a professora afirma ser “fundamental abrir portas” para que “no dia em que vieram estudar para o Técnico, a escolha do curso seja uma decisão suportada”.

Neste primeiro dia  do Dia Aberto do Técnico dedicado, em exclusivo, a visitas de grupos escolares, 24 laboratórios receberam  estudantes do ensino secundário dos mais aos menos convencionais. No Quantum Technologies Laboratory, a matemática e a física estão ao serviço da comunicação, ao tornar “possível enviar mensagens secretas cifras com bits quânticos”. Maria Beatriz Costa, estudante do último ano do mestrado em Engenharia Física, lidera a experiência: explica as bases da criptografia, mostra uma escuta e assegura-se de que todos conhecem linguagem binária (0 e 1), esclarecendo que não há na mesma encriptação. A viagem segue até ao Qubite (um bit quântico) e, para clarificar o conceito, recorre ao Gato de Schrödinger, cuja caixa impede saber se está vivo. Na criptografia quântica, transmite-se a chave que permite a descodificação da mensagem e não a mensagem em si, esclarece Beatriz, sendo fácil aos dois interlocutores perceberem se estão a ser escutados.

Entre o público escolar, esteve, em cada grupo, um docente. João Bértolo, professor na Escola Secundária D. Dinis, acompanhou alunos do curso tecnológico de informática. Terminada a jornada de visitas, regressa à escola convicto de que o grupo “viu ali a aplicação e continuidade do que aprendem na escola”. Como exemplo, refere a parametrização do movimento humano observada no Laboratório de Biomecânica e que pode ser usada na concepção de videojogos. Esta quantificação obtida pela análise do movimento permite também ajudar atletas de alto rendimento a melhorarem a sua performance e o desenvolvimento de dispositivos médicos para apoio ao movimento humano em indivíduos com patologias que com ele interferem.

Uma visita ao Dia Aberto do Instituto Superior Técnico permite descobrir o que se estuda e investiga na Escola, pela possibilidade de ver em ação vários dos laboratórios de aulas e de investigação. As atividades são orientadas por professores, em percursos guiados por estudantes. O evento é uma parceria com a Associação dos Estudantes e conta com a colaboração de Departamentos, Unidades de Investigação e Núcleos de Estudantes do Técnico. O Dia Aberto continua a 20 de maio, com mais visitas guiadas e uma Feira de Ciência, com uma previsão de mais de mil visitas.

Ver fotogaleria.