Técnico acolhe estudantes de mobilidade internacional (com um fim de semana de ‘Sintra e surf’)

Acolhimento aos estudantes de mobilidade internacional inclui atribuição de mentor para auxiliar integração, entre outras atividades de dinamização social.

Ao longo da semana, o Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) e o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) unem esforços para receber as centenas de estudantes de mobilidade internacional que escolheram o Técnico como destino para estudar. Para além de contarem com atividades de acolhimento próprias, estes estudantes poderão ainda participar na Orientation Week – a iniciativa que inclui passeios por Lisboa, um jantar-convívio, um peddy-paper na Quinta da Regaleira, em Sintra, e uma aula de surf, em Carcavelos, entre 8 e 10 de setembro, tudo com o intuito de facilitar a interação entre os estudantes e com a cidade onde irão viver nos próximos meses (ou anos).

Tal como os estudantes nacionais que dão entrada pela primeira vez no Técnico, os estudantes de mobilidade internacional também beneficiam do apoio dos mentores, que se voluntariam para auxiliar a sua integração. Com o idioma inglês a fazer uma ponte comum entre todos, os mentorandos rapidamente sentem-se mais à vontade para se apresentarem ao restante grupo e começarem a conversar, à medida que iniciam o percurso de visita ao campus Alameda.

Håkon é um desses estudantes. Vem de Trondheim, na Noruega, para fazer um semestre de Engenharia Naval e Oceânica no Técnico, afirmando que “estudar no estrangeiro é algo valorizado pelos empregadores, uma vez que mostra que a pessoa está disposta a aprender mais sobre outras culturas”. Bauke, uma estudante belga de Bioengenharia que veio fazer unidades curriculares isoladas nesta área, parece satisfeita com a cultura que encontrou por cá. “Acho que toda a gente que conheci por aqui é extremamente simpática”, conta, de sorriso no rosto e elogiando também a acessibilidade do website do Técnico para estudantes estrangeiros.

Durante a visita de acolhimento, estes estudantes obtêm o seu cartão de estudante e de refeição, para além de diversos esclarecimentos sobre o seu seguro escolar, meios de transporte para aceder ao Técnico e outras dúvidas que aproveitam para esclarecer presencialmente no espaço do NMCI. Ainda durante o percurso, tiveram a oportunidade de adquirir presencialmente o ‘pack da Orientation Week’ que garante inscrição nas atividades de convívio referidas anteriormente.

Aviya já fez um semestre em Erasmus na República Checa, mas escolheu o Técnico para o primeiro ano do seu duplo grau em Engenharia Biomédica. A estudante israelita confessa-se entusiasmada pela oportunidade de “aprender coisas novas”, tal como Koan, dos Países Baixos, que escolheu passar um semestre no Técnico para poder abordar tópicos de Engenharia Química “com maior profundidade”. A eles, junta-se Irene, estudante de Engenharia Mecânica oriunda de Espanha, que no Técnico conta “poder aprender bastante e com um bom nível de ensino”.

Como estes, muitos outros estudantes de mobilidade internacional confiaram no Técnico para lhes proporcionar uma experiência de ensino de qualidade e, em contrapartida, tornarão a comunidade estudantil um espaço mais culturalmente vibrante e enriquecedor para todos durante os próximos meses.