Técnico recebe cerca de 400 estudantes em mobilidade internacional

Programa de receção dos novos estudantes em mobilidade internacional para o segundo semestre incluiu visitas guiadas ao campus e outras atividades de boas-vindas.

Durante esta semana foram várias as atividades, dentro e fora dos Campi, dinamizadas pelo Instituto Superior Técnico, de forma a melhor integrar os perto de 400 estudantes que chegam à Escola vindos de vários continentes.

A Orientation Week começou com uma sessão online de boas-vindas conduzida pela Vice-Presidente para a Investigação e Assuntos Internacionais, Professora Fátima Montemor, seguida de sessões junto dos coordenadores de mobilidade de cada curso. Já presencialmente no campus Alameda, em Lisboa, cabia a 36 mentores (estudantes voluntários do Técnico) a missão de orientar os novos colegas em visitas guiadas, que se realizaram ao longos dos dias 14 e 15 de fevereiro. Num desses momentos, um grupo de 25 futuros engenheiros mecânicos recém-chegados a Portugal apresenta-se, disposto em semicírculos, à volta dos mentores. Gelo quebrado, embarcam na tour onde as conversas se desdobram e multiplicam. Repetem-se nomes próprios e de países.

Uma escolha comum, várias motivações. Aliki veio de Atenas (Grécia) por recomendação de amigos. Considera que “apesar da distância, os gregos e portugueses são muito parecidos: muito amigáveis e hospitaleiros”. Sebastian chegou da Colômbia, há duas semanas, por querer “estudar na Europa, numa Universidade de renome e aprender outra língua”. Ambos garantem estar a gostar do verde e da arquitetura da cidade e também do que esta visita lhes mostra. Descobrem zonas de estudo e salas de aula, espaços de refeição e os lugares das festas. Terminam nos cacifos. É tempo de pegar no portátil e aprender como conseguir o melhor horário.