Técnico acolheu cerimónia de graduação da EIT Innoenergy

No total, 160 alunos marcaram presença no evento dominado pela emoção e pelo orgulho de quem acaba de encerrar um exigente, mas meritório percurso.

O Salão Nobre do Instituo Superior Técnico foi pequeno para o número de alunos graduados e para a dimensão do entusiasmo que se viveu no passado dia 26 de novembro. O motivo para a euforia e o orgulho estavam mais do que justificados: a entrega dos diplomas de graduação aos alunos dos programas da EIT Innoenergy. Cerca de 160 alunos receberam os seus diplomas sob o olhar de admiração dos familiares e docentes, numa cerimónia marcada pelos discursos comoventes e entusiastas em relação ao futuro.

Depois dos gritos de entusiasmo enquanto o apresentador do evento ia enunciando os cursos, eis que coube à vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, a professora Fátima Montemor, a primeira intervenção da sessão. Fazendo referência aos novos desafios que se seguem, a docente do Técnico congratulou diversas vezes os novos graduados, exaltando a qualidade deste programa de formação: “São os melhores treinados pelos melhores e isso faz de vocês futuros profissionais com muita qualidade”. “Neste programa vocês aprenderam a aprender e por isso não tenho dúvidas de que serão capazes de vencer os vários desafios que vos surjam a partir de agora”, acrescentava de seguida. Também sobre esta capacidade para causar impacto que carateriza os recém-graduados falou o EIT InnoEnergy Master’s School Director, o professor Josep Bordonau, ao longo da sua intervenção. Fazendo referência às valências adquiridas ao longo deste percurso de dois anos, incitou os graduados a desfrutarem das conexões que criaram e “que irão proporcionar-vos novas e magníficas oportunidades”, declarava de seguida.

Foi depois a vez, de individualmente ou em pares, alguns alunos graduados e também os docentes responsáveis pelos sete mestrados passarem mensagens fervorosas sobre as áreas de estudo, o futuro das mesmas, a bagagem adquirida ao longo deste percurso, e os sonhos que construíram ao longo destes dois anos e que agora se preparam para perseguir. Os “amigos que se tornaram família”, o “apoio incondicional da equipa da EIT InnoEnergy”, as “aventuras de estudar em dois países diferentes”, “os desafios que se seguem”, as convicções “de poder ajudar na mudança e melhor o ambiente”, “a paixão que carateriza os recém-graduados” e o orgulho de “fazer parte de um dos melhores programas de formação do mundo” iam sendo relatadas num misto de honra, mas também de alguma nostalgia. “Nós acreditamos em vocês e em tudo o que têm para dar ao mundo”, foi uma das frases mais repetidas ao longo da cerimónia.  Zaid Bin Farooq, graduado do mestrado em Energia de Combustíveis Fósseis e Alternativos Limpos, recebeu um dos maiores aplausos da tarde ao definir esta aventura como “um jogo desafiante” que “marcou o nosso percurso académico e com certeza irá marcar o nosso futuro profissional”.

No total, 230 alunos terminaram no ano de 2017 os vários mestrados da EIT InnoEnergy. Depois da entrega dos diplomas, ladeados pelos parceiros de aventura, e como bem requer este tipo de cerimónias, os jovens lançavam ao ar, e com toda a força, o chapéu de graduação, num gesto simbólico de quem acaba de terminar um capítulo, mas se prepara para voar bem alto e com convicção de que podem fazer a diferença