A nova Escola Doutoral do Técnico foi lançada hoje, 4 de novembro, na abertura da 10.ª edição do PhD Open Days – evento anual de encontro dos estudantes de doutoramento. Esta nova estrutura irá agregar os 31 programas doutorais do Técnico, implementar um programa de formação em competências transversais, oferecer um programa Fast Track para a entrada no 3º ciclo a estudantes de mestrado do Técnico, promover estágios em empresas ou em ambiente internacional, incluindo doutoramentos em co tutela, bem como apoiar o PhD Student hub (uma estrutura que reune a comunidade de doutorandos em torno de experiências e interesses comuns) entre outras iniciativas. Outra das novidades é a compilação das oportunidades de financiamento para estudantes de doutoramento, incluindo todas as bolsas oferecidas pelas 23 unidades de investigação associadas ao Técnico.
Foram anunciados os quatro cursos em competências transversais que poderão ser já frequentados neste ano lectivo pelos cerca de 1000 estudantes de 3.º ciclo da Escola: Comunicação de Ciência, Inteligência Artificial e Sociedade, Metodologias de Investigação e Projeto de Tese e Seminários de Inovação e Empreendedorismo com Indústria. Estão previstas serem abertas mais seis formações transversais durante o próximo ano, como anuncia o professor do Técnico e coordenador da Escola Doutoral, Leonel Sousa “Estes cursos permitem aos nossos estudantes não apenas adquirirem conhecimentos e competências nestas áreas que identificamos como chave, para o seu percurso académico e para o seu futuro profissional, mas também de se conhecerem e interagirem”. “Havendo estudantes em áreas científicas muito diversas e espalhados pelos nossos campi, achamos que era importante haver momentos para se poderem encontrar, trocar experiências e ideias, que possam enriquecer o seu trabalho e o seu crescimento pessoal. A Escola Doutoral do Técnico promove uma formação abrangente e completa dos estudantes, suporte do desenvolvimento da ciência e da investigação na sociedade”, complementa.
Transição mais rápida entre Mestrados e Doutoramentos e ligações mais fortes dos doutorandos à indústria
O Fast track é uma das iniciativas mais relevantes da Escola Doutoral, e que pretende captar os estudantes mais talentosos e com motivação para continuar um percurso académico. Permite a antecipação do início do doutoramento ainda durante o mestrado no Técnico, concebendo um projeto de investigação que garanta a continuidade do trabalho entre os dois ciclos, encurtando o tempo para a obtenção do grau de doutor.
“Vamos também incentivar os estudantes de doutoramento a terem ligações com empresas e indústria, fazendo projetos de investigação conjuntos. Será estimulado o espírito empreendedor, começando por apoiar a criação de patentes sempre que houver resultados inovadores da sua investigação”, esclarece ainda Leonel Sousa. Os estágios em empresas serão parte integrante dos planos curriculares dos doutoramentos do Técnico, podendo ser creditados até 18 ECTS (equivalente a três Unidades Curriculares típicas de doutoramento).
A Escola Doutoral terá um espaço no Pavilhão Central do campus Alameda Técnico, onde os estudantes de doutoramento e o PhD Student Hub se poderão encontrar, trabalhar, discutir ideias e reforçar as ligações científicas e interpessoais.
“A criação da Escola Doutoral como uma estrutura transversal no Técnico é uma ambição finalmente concretizada, acreditamos que os nossos doutorados sairão daqui com ainda melhor formação e preparados para a carreira que decidam escolher, seja na academia ou na indústria”, sublinha Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico.