O Instituto Superior Técnico junta-se ao projeto Engenheiras Por Um Dia para assinalar o Dia Internacional das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com uma campanha em vídeo que visa contribuir para a mudança de perspetiva sobre quem faz tecnologia. A iniciativa parte de perguntas colocadas por crianças sobre temas ligados às TIC e dá visibilidade ao trabalho de investigadoras da instituição, apresentado-as também como modelos a seguir pelas mais jovens.
“Como é que os satélites comunicam com a Terra?”, “Para que servem as antenas?”, “Como funciona uma impressora 3D?”, “Como é que os carros inteligentes sabem que o condutor está cansado?” ou “O que é, afinal, a inteligência artificial?” são algumas das questões abordadas nesta campanha, que conta com a participação das professora Catarina Barata e da estudante de mestrado Catarina Caramalho, do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) / Instituto de Sistemas e Robótica (ISR Lisboa), e das investigadoras Helena Alves e Vânia Silvério, do Departamento de Física (DF) / Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN).
A campanha decorre num contexto em que, como sublinha Ana Teresa Freitas, presidente do Departamento de Engenharia Informática do Técnico e investigadora do INESC-ID, “a presença feminina nas TIC continua a ser limitada por barreiras estruturais”. Num artigo de opinião publicado hoje no jornal PÚBLICO, a professora do Técnico relembra ainda que “a história das TIC está repleta de exemplos inspiradores de mulheres que revolucionaram a tecnologia, mas cujas contribuições foram, muitas vezes, subestimadas ou esquecidas” e que é necessário “corrigir o sistema e não as mulheres”.
Os vídeos serão publicados ao longo das próximas semanas dia nos canais de comunicação do Técnico, reforçando a importância da diversidade na construção do futuro digital. “O talento não tem género, e a tecnologia do futuro precisa de todas as mentes brilhantes”, uma mensagem deixada por Ana Teresa Freitas no seu artigo.
Também no Dia Internacional das Raparigas e Mulheres na Ciência, celebrado em fevereiro, o Técnico incorporou uma campanha semelhante, em que professoras e investigadoras da Escola responderam a algumas inquietações dos mais novos.
O Programa Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
O Programa é uma iniciativa do Governo de Portugal, coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 101 entidades parceiras (15 das quais municípios), 62 escolas básicas e secundárias e 23 instituições de ensino superior.