Campus e Comunidade

Técnico assinala Dia Internacional da Mulher com várias iniciativas

Ao longo do dia de hoje, e através de várias atividades, a comunidade da Escola assinalou a data, celebrando as suas Mulheres e inspirando futuras gerações.

Pelo mundo todo, replicam-se as iniciativas para celebrar o Dia Internacional da Mulher, evocando as batalhas travadas, celebrando as conquistas, mas também lembrando a importância de todos os dias- e pelas mãos de todos- se prosseguir a luta pela igualdade, em nome das meninas e mulheres que têm diariamente as suas vidas espartilhadas por preconceitos e estereótipos de género.

O Instituto Superior Técnico juntou-se a esta comemoração através de várias iniciativas, celebrando o talento feminino que trabalha ou se formou na Escola e inspirando futuras gerações a prosseguirem os seus sonhos, sem que os mesmos sejam filtrados por questões de género.

O professor Alexandro Bernardino e a professora Beatriz Silva, coordenadores do grupo Gender Balance@Técnico (GB@Tecnico) realçam a sensibilidade e abertura crescente da Escola para a temática da igualdade de género, algo que se reflete no número de iniciativas que acontecem  ao longo do dia. “Verificamos isso pelas distinções concedidas nos últimos anos ao grupo GB@Tecnico pelo observatório de boas práticas do Técnico, pelo número de pessoas que revela interesse pelo tema e que tem levado ao crescimento do grupo, e por várias medidas que têm vindo a ser tomadas pela direção na escola pelo maior equilíbrio de género”, salienta o professor Alexandre Bernardino.

Cumprindo o que já é uma tradição nos últimos anos, realizou-se esta manhã mais uma edição das Alumni Talks- Women Edition. Apesar dos contornos do evento terem que ser alterados devido à pandemia, a transição não foi muito além da mudança do físico para o digital. Faltou o habitual pequeno-almoço, mas manteve-se a partilha que carateriza o evento.

As alumnae Ana Dias, Cristina Borges Correia, Inês Godet, Isabel Guerreiro, Joana Oom de Sousa, Sandra Conceição, e Sara Mendes foram as protagonistas desta edição. Através da partilha dos seus percursos ajudaram a desconstruir estereótipos, mostrando como é possível construir carreiras de sucesso e conciliar a vida profissional com a vida pessoal.

A professora Beatriz Silva lembra que estes “estereótipos de género (entre outros) estão ainda muito enraizados na sociedade portuguesa, por isso é necessária uma intervenção sistemática e de longa duração na desconstrução desses estereótipos”. “Os Role Models são muito importantes neste processo, mas é necessário que haja uma comunicação ainda mais eficaz, quer para os estudantes quer para as famílias, de modo a maximizar a sua mensagem”, acrescenta a docente.

Fórum iGen lança o livro “O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no século XXI”

“Sabes que todas as Pessoas podem escolher a profissão que quiserem? Sabes que todas as escolhas são válidas?”, estas são as duas primeiras perguntas de um livro que pretende inspirar os mais jovens mostrando-lhes que podem ser o que ambicionarem. Através das personagens da história, Luís, Duarte, Maria e Luísa, e da identificação que certamente as mesmas vão gerar nos leitores, pretende-se abrir caminho a uma maior liberdade de escolha nas carreiras profissionais. “O Longo Caminho Para a Igualdade. Mulheres e Homens no Século XXI” é o nome da obra, lançada esta tarde, e  dirigida a adolescentes, rapazes e raparigas.

O livro tem o cunho do Técnico, enquanto uma das 69 organizações que integra o iGen-Fórum de Organizações para a Igualdade. A Imprensa Nacional associou-se ao iGen nesta vontade de publicar um livro que intensificasse a curiosidade e despoletasse a atenção e o respeito em torno do tema da igualdade de género. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada aceitaram o desafio de escrever o livro, que conta com as ilustrações de Susana Carvalhinhos. A obra  divide-se em duas partes: uma história de ficção e um conjunto de dados e informações reais.

Enquanto uma das entidades dinamizadoras deste projeto, o Instituto Superior Técnico adquiriu e personalizou 1500 exemplares assinados pelo presidente, professor Rogério Colaço. Alguns desses exemplares foram distribuídos pelos colaboradores e colaboradoras da instituição, no âmbito das ofertas de Natal. Os restantes exemplares podem ser adquiridos na loja do Técnico pelo valor de 10 euros (unidade).

Ser Mulher no Técnico

Ainda antes de se trocarem as primeiras palavras na edição especial das “Alumni Talks”  deste Dia da Mulher, já a celebração das Mulheres do Técnico arrancara nas diversas redes sociais da instituição, dando a conhecer as histórias de algumas funcionárias do Técnico que têm deixado a sua marca na Escola ao longo dos últimos anos. A galeria de fotografias é acompanhada de um breve testemunho das  funcionárias dos vários serviços e campi, que partilham o seu percurso na Escola, o que mais as entusiasma no trabalho que desenvolvem e no ambiente que as rodeia, e até do que sentem mais falta nesta jornada já longa de teletrabalho que a pandemia impôs. Através desta iniciativa,  homenageamos todas as mulheres do Técnico enquanto parte essencial da força motriz da instituição, sublinhando a importância da igualdade de género nas instituições e na sociedade em geral.

Mas afinal como é ser mulher no Técnico? Há certamente muitas respostas distintas para esta questão. A professora Beatriz Silva partilha a sua: “Ser docente, investigadora e mulher no Técnico é ter a possibilidade de ter uma carreira na área da Engenharia num ambiente profissional que valoriza o equilíbrio de género”.  “O Técnico tem atualmente 26% de docentes do sexo feminino, e obviamente que esta subrepresentatividade é geradora de alguma desigualdade, em especial na evolução na carreira. Neste sentido, é muito importante a sensibilização contínua para a igualdade de género no Técnico e na Sociedade, pois não é uma questão de falta de mérito, é uma questão de ultrapassar estereótipos que ainda existem na nossa sociedade”, alerta a docente. Ainda assim, a docente faz questão de salientar a oportunidade única que tem de contribuir para uma consciencialização das suas alunas de que as suas possibilidades são ilimitadas.

Por falar em oportunidades sem limites e para fechar o dia da melhor forma, a comunidade do Técnico é convidada a assistir à palestra de Mamta Patel Nagaraja, engenheira aeroespacial e responsável pelo projeto Women@NASA. A oradora promete conduzir a audiência por aquela que tem sido uma “viagem de sonho”, partindo do seu próprio percurso e experiência profissional, mas indo muito mais além, uma vez que a palestra contará com as histórias de muitas líderes que contribuíram para o programa espacial. O objetivo é inspirar, lembrando que nenhuma “viagem é perfeita”, mas que todas as travessias nos levam ao lugar onde nos esperam.