Campus e Comunidade

Técnico “Campus As a Living Lab for Energy (CALL for Energy)” – Junte-se ao novo desafio

Todos são convidados a contribuir para conceber, desenvolver, testar e implementar novas tecnologias e soluções climaticamente neutras num novo ambiente de cocriação...

A Iniciativa em Energia do Instituto Superior Técnico (IST-EI), coordenada pelo professor Paulo Ferrão (DEM/IST; IN+), é uma estrutura transversal, interdepartamental em que participam docentes e investigadores de diferentes unidades do Técnico.

A IST-EI, em coordenação com o Conselho de Gestão, vem propor-lhe um novo desafio: a transformação dos três campi num laboratório vivo – o “Campus As a Living Lab for Energy (CALL for Energy)”. Todos são convidados a contribuir para conceber, desenvolver, testar e implementar novas tecnologias e soluções climaticamente neutras num novo ambiente de cocriação, que integra de forma sistemática a investigação e inovação, a gestão de infraestruturas dos campi e o ensino, procurando atrair financiamento e envolver empresas que viabilizem estas atividades.

Este esforço enquadra-se nos objetivos do Pacto Ecológico Europeu que visa alcançar a neutralidade carbónica na Europa até 2050. O Técnico contribui assim como um exemplo dinâmico de “aprender fazendo”, com a sociedade, com os setores económicos e com outros parceiros do sistema científico e tecnológico, apostando na sua missão de produzir conhecimento, educar os protagonistas da transição energética e liderar pelo exemplo.

Junte-se à Iniciativa em Energia e ao CALL for Energy, contando-nos a sua ideia, para que a possamos desenvolver e implementar consigo! (Ao confiar o seu contacto à IST-EI, garante-se que o mesmo só será usado para enviar as comunicações relativas ao CALL for Energy.)

Técnico Living Lab

A Iniciativa em Energia (IST-EI) propõe fazer consigo a transformação dos nossos Campi numa plataforma em que possam ser aprofundadas novas ideias, com base num processo de cocriação, desenvolvimento e teste de novas tecnologias e serviços, visando contribuir para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

O “Técnico Living Lab” baseia-se nos conceitos de Educação, Investigação, Colaboração e Infraestruturas, sempre centrado nas pessoas.

Mais informações sobre o “Técnico Call for Energy”.

Mais sobre a IST-EI.