Técnico celebra Dia Nacional da Cultura Científica reunindo projetos de divulgação de ciência

Assinalando o aniversário de Rómulo de Carvalho, figura histórica na ciência portuguesa, o Técnico agregou projetos da sua comunidade que transmitem a ciência que ‘por cá’ se faz.

Volvidos 117 anos desde o nascimento do cientista, historiador e poeta Rómulo de Carvalho, o dia 24 de novembro vê assinalada mais uma edição do Dia Nacional da Cultura Científica. Sob a efeméride celebrada desde 1996, o Instituto Superior Técnico reuniu vários recursos e materiais de divulgação científica disponíveis online e desenvolvidos pela sua comunidade, celebrando e comunicando a ciência feita pelos seus professores, investigadores e estudantes.

“Explica-me como se tivesse 5 anos”

Desde 2020 que o projeto “Explica-me como se tivesse 5 anos” reúne cientistas e investigadores do Técnico e das suas unidades de investigação associadas, com o objetivo de dar respostas simples a perguntas como “de que cor é o cavalo branco de Napoleão?”, “qual é a luz mais brilhante que existe?” ou “o que acontece a um frigorífico depois de ir para o lixo?”. Estas e muitas outras questões são exploradas de forma acessível aos mais novos, estando os episódios também disponíveis no canal de YouTube da iniciativa.

“110 histórias, 110 objetos”

Tendo como mote o 110.º aniversário do Técnico, o podcast “110 histórias, 110 objetos” percorre a história da instituição através de objetos que marcaram, marcam ou virão a marcar os membros da comunidade da Escola. Estes objetos vêm de áreas tão díspares como a ciência, o ensino, a arte ou o desporto e de proveniências tão diversas como as profundezas da Terra, um museu ou o espaço. Independentemente de todas essas divergências, partilham o facto de servirem como ponto de partida para conversas que traçam estórias e, acima de tudo, a História do Técnico.

Publicações do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear

Bruno Gonçalves, professor do Técnico e presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), é autor de “Fusão Nuclear na era das alterações climáticas”. A obra, disponível para download gratuito, propõe-se a discutir a fusão nuclear como alternativa segura para auxiliar a descarbonização da indústria da energia.

O docente crê que aquilo de que a população precisa é que as opções lhe sejam apresentadas de forma científica, ponderando os prós e contras de forma informada, sem azo a distorções da perceção de risco associado ao nuclear. Nesse sentido, publicou uma segunda obra, “Nuclear – posologia para combater a desinformação”, que serve de complemento à primeira e que está igualmente disponível para download gratuito.

Playlist de YouTube da Divulgação Científica do Instituto de Telecomunicações

Em celebração do Dia Nacional da Cultura Científica, o Instituto de Telecomunicações (IT) agregou alguns dos seus vídeos, nos quais é promovida a ciência produzida pela instituição, “contribuindo para uma compreensão mais ampla do mundo intrincado da ciência”. A playlist inclui, entre outros conteúdos, vários dos projetos desenvolvidos no IT, com contribuições em áreas como a cibersegurança, a imagiologia médica no rastreio do cancro da mama e a deteção de resíduos plásticos nos oceanos.

Publicações do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

No âmbito da sua exposição “Partículas” e do seu 30.º aniversário, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) publicou um livro com o mesmo nome, disponível para download gratuito, direcionado a todos os que queiram saber mais sobre esta unidade de investigação e sobre partículas elementares. Para os mais novos, existe também a versão adaptada ao público infantil, com jogos e desenhos para colorir.

Já em 2019, o LIP criou um passatempo com perguntas e respostas sobre elementos químicos, por ocasião do 150.º aniversário da Tabela Periódica.