Ciência e Tecnologia

Investigadores do Técnico lideram 3 projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia

No total, o Técnico participa em 6 dos projetos exploratórios aprovados para financiamento através dos programas MIT Portugal e CMU Portugal.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou na passada quinta-feira, 9 de dezembro, os resultados dos Concursos para Projetos Exploratórios no âmbito dos Programas MIT Portugal 2021 e CMU Portugal 2021. Os projetos com o cunho do Instituto Superior Técnico voltam a ocupar uma posição de destaque, visto que além de liderar 3 dos projetos exploratórios propostos para financiamento pela FCT, a instituição tem ainda o seu cunho em mais 3 dos selecionados.

Os projetos de investigação exploratória no âmbito do Programa MIT Portugal 2021 são direcionados para o desenvolvimento de produtos e serviços de elevada performance tecnológica, entre parceiros públicos e privados e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN).

De entre as 22 candidaturas elegíveis ao concurso do Programa MIT Portugal 2021, foram indicados 8 projetos para financiamento, num total de 386.795 euros de investimento.  Um dos aprovados foi o projeto “Reciclagem do CO2 com plasmas: da Terra a Marte”, liderado pelo docente do Departamento de Física do Técnico e investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), professor Vasco Guerra.

Com uma duração máxima de 12 meses, os projetos exploratórios do programa CMU Portugal vão apoiar equipas de investigadores de instituições portuguesas em colaboração com equipas da Carnegie Mellon University (CMU) a dar início a atividades de investigação com relevância estratégica para o Programa e para o País.

No concurso CMU Portugal, que contou 33 candidaturas elegíveis, foram 6 os projetos propostos pela FCT para financiamento, num total de 390.580 euros de investimento. Neste caso as notícias são ainda mais auspiciosas: 2 dos projetos aprovados são liderados por investigadores da Escola, e o Técnico está também ligado a mais 3 dos projetos aprovados, coliderando um deles.

Os projetos exploratórios em que o Técnico e os seus centros de investigação estão envolvidos inserem-se em matérias tão diversificadas como: ciência de dados aplicada aos cuidados de saúde, supervisão de tráfego para Investigação de Cibercrime, interação humano-robô, criação de satélites, e deteção de vulnerabilidades de injeção em aplicações node.

Projetos Exploratórios “made in Técnico” aprovados no âmbito do Programa MIT Portugal 2021

Proponente: Instituto Superior Técnico
Financiamento Recomendado: 49 854,40 euros

Projetos Exploratórios com cunho do Técnico aprovados no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal – 2021