Ciência e Tecnologia

Técnico celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual com seis projetos inovadores

No ano em que o tema é “Mulheres e Propriedade Intelectual”, partilhamos seis histórias de seis projetos inovadores de investigadoras do Técnico.

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual celebra, neste 26 de abril,  inventoras, criadoras e empreendedoras do mundo inteiro, no Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Como resposta ao tema deste ano – “Mulheres e Propriedade Intelectual: Acelerando inovação e criatividade” – o Instituto Superior Técnico apresenta seis projetos de mulheres inovadoras, que representam a diversidade e qualidade das invenções nascidas em Portugal. Estas histórias podem também ser descobertas na campanha publicada nas redes sociais do Técnico (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin).

 

Ana Clara Marques: Microscafs

Ana Clara Marques é professora auxiliar do Departamento de Engenharia Química do Técnico desde 2017, e pertence à unidade de investigação Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). Licenciou-se e doutorou-se em Engenharia de Materiais na mesma instituição, e de seguida iniciou um percurso de investigação com grande internacionalização, regressando ao Técnico em 2014, focando o seu interesse em soluções customizadas a nível de materiais e produtos avançados, seguros e sustentáveis.

Assim nasceram os MICROSCAFS, microesferas híbridas e inorgânicas, com macroporosidade interligada e morfologia  e composição controladas, cuja aplicação está a ser explorada em diversas áreas como, remediação ambiental (fotocatálise por ação solar), microcápsulas contendo isocianatos aplicadas em adesivos sustentáveis e de elevado desempenho, ou microcápsulas que permitem a auto-regeneração de materiais compósitos laminados para aplicações aeronáuticas.

Outros inventores: Barbara Surowskae, Jarosław Bieniaś e Monika Ostapiuk.

 

Fátima Montemor: Processo de electrodeposição de revestimentos de níquel-cobalto com estrutura dendrítica

Fátima Montemor é professora catedrática do Departamento de Engenharia Quimica e atual Vice-Presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais. Em 2011 lançou uma nova invenção que descreve a formação, por eletrodeposição, de um revestimento de estrutura dendrítica à base de níquel e de cobalto. Este material visa ser utilizado no fabrico de elétrodos para armazenamento de energia em supercondensadores. A tecnologia apresenta parâmetros-chave de desempenho tais como alta potência, carregamento rápido, ciclo de vida alargado, não inflamabilidade, e baixo custo operacional. É um dispositivo de armazenamento de energia sustentável que funciona de forma segura e eficiente mesmo em ambientes severos.

Fátima Montemor é também antiga estudante de licenciatura e doutoramento em Engenharia Química do Técnico, tendo iniciado a sua carreira como docente em 2011, pertence à comissão científica do Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia e coordena o Mestrado Internacional “Energy Storage”. É investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE), e recebeu diversas distinções a nível internacional, das quais se destacam o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Mons e a European Corrosion Medal atribuída pela European Federation of Corrosion.

Outros inventores: Maria João Carmezim, Rui Silva, Sónia Eugenio e Maria Teresa Silva.

 

Katharina Lorenz: Processo de produção de rolo e membrana submicrométrica de Ga2O3 por implantação iónica

Katharina Lorenz é presidente do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares do Técnico desde 2023, e diretora-adjunta do Laboratório de Aceleradores e Tecnologias de Radiação (LATR), instalado no Campus Tecnológico e Nuclear do Técnico. É ainda responsável pelo grupo de semicondutores de largo hiato no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN).

No âmbito de uma colaboração entre o INESC MN e o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), nasceu no LATR uma tecnologia que surpreendeu Katharina e a sua equipa: verificaram que quando a superfície de um cristal de óxido de gálio é irradiada com iões energéticos, ocorre uma formação de rolos micrométricos. Este processo inovador produz membranas ultra-finas de óxido de gálio, que é um semicondutor emergente com potencial para aplicações eletrónicas de alta potência e para dispositivos fotónicos. Estas membranas têm uma qualidade cristalina elevada, são transferíveis e flexíveis, e neste momento o grupo está a investigar a incorporação destas nanomembranas em transístores e sensores para radiação UV ou ionizante.

Outros inventores: Marco Peres, Eduardo Alves e Jorge Rocha.

 

Sandra Pinto: Polímeros de Núcleo-Camada Catiónicos

Sandra Pinto é investigadora no Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) no Técnico e os seus interesses de investigação estão centrados no desenvolvimento de terapias inovadoras, baseadas em partículas poliméricas, lipossomas e vesículas extracelulares, contra microorganismos resistentes a fármacos. É investigadora responsável de dois projetos financiados pela FCT e co-orienta dois alunos de Doutoramento e dois alunos de mestrado.

A patente Polímeros de Núcleo-Camada Catiónicos nasceu do desafio de estudar novas nanopartículas que mimetizam péptidos catiónicos antimicrobianos, criando assim os dendrifármacos de poliureia desenvolvidos no laboratório do professor Vasco Bonifácio do Técnico. Esta nova invenção descreve a síntese e a atividade antibacteriana e antifúngica dos dendrifármacos (uma nova classe de antibióticos e antifúngicos), validada in vitro e in vivo, contra estirpes multirresistentes. Foi também observada atividade anticancerígena do composto, a qual se encontra em estudo.

Outros inventores: Ana Isabel Ricardo, Arsénio Fialho, Dalila Mil-Homens, Nuno Bernardes, Rita Pires e Vasco Bonifácio.

 

Rosário Macário: Assento híbrido para pessoas com mobilidade reduzida no transporte aéreo e Dirigível Híbrido Modular, Adaptativo e Multifuncional

Rosário Macário é professora associada com Agregação de Transportes e Vias de Comunicação, e investigadora do Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS). Diretora do Mestrado em Sistemas de Transportes do Técnico, integra o Conselho Científico de diversos mestrados e doutoramentos da instituição.

Originalmente concebida para responder a problemas relacionados com o transporte de passageiros com mobilidade reduzida no transporte aéreo, a tecnologia “Assento híbrido para pessoas com mobilidade reduzida no transporte aéreo” permite, em simultâneo, a movimentação do passageiro dentro e fora do avião. As costas deste assento móvel encaixam no apoio das costas da estrutura de assentos fixa da aeronave e possui pegas traseiras rotativas, apoios de braços eleváveis, quatro rodas giratórias e os respectivos sistemas de tranca e travagem, e sistemas de rotação das rodas e apoios dos pés. Este tipo de tecnologias inclusivas visam acomodar as necessidades de todos os passageiros com mobilidade reduzida.
Outra invenção de Rosário Macário é o “Dirigível Híbrido Modular, Adaptativo e Multifuncional”, um sistema de transporte aéreo constituído por um dirigível híbrido com design flexível, uma torre de atracação e mecanismo de amarração e uma cabine modular. Pode ser uma solução para serviços de transporte específicos, como para locais de difícil acesso ou transportes especiais e super dimensionados para viagens de média e longa distância. A vigilância aérea (floresta, costeira, fronteiras) e a busca e resgate são outras duas possíveis aplicações para a tecnologia.

Rosário Macário dirigiu até hoje mais de 70 consórcios internacionais em projetos de investigação. Dirigiu e desenvolveu estudos de consultoria em diversas áreas, com especial incidência nos domínios de Políticas, Planeamento e Exploração de Sistemas Transportes, tendo assumido a coordenação de diversos projectos Europeus e Internacionais, para instituições como Banco Mundial, Banco Asiático de Desenvolvimento, Banco Africano de Desenvolvimento, Parlamento Europeu e Comissão Europeia. É membro do Comité Científico da Cátedra BNP-Paribas da Universidade de Antuérpia, representa e coordena a Universidade de Lisboa no EIT Urban Mobility, e é membro do Nomination and Remuneration Committee do EIT UM. É fundadora e Presidente da Associação IASA – Institute for Advanced Studies and Awareness. É membro do Conselho Diretivo e Científico da WCTRS – World Conference on Transportation Research Society.  É também editora chefe da revista científica “Case Studies on Transport Policy” publicada pela Elsevier.

Nome da invenção: “Assento híbrido para pessoas com mobilidade reduzida no transporte aéreo”

Outros inventores: Jorge Silva e Sara Zorro.

Nome da Invenção: “Dirigível híbrido modular, adaptativo e multifuncional”

Outros inventores: João Neves, Jorge Silva, Pedro Gamboa e Vasco Reis.

 

A propriedade intelectual abrange tanto os direitos de propriedade industrial como os direitos de autor e direito conexos. Para os membros da comunidade académica do Técnico que desejam comunicar uma invenção, poderão encontrar a informação detalhada sobre os procedimentos a adotar e o respetivo Regulamento da Propriedade Intelectual do Técnico através da Área de Transferência de Tecnologia do Técnico (TT).