Campus e Comunidade

Técnico coordena programa de formação para membros de universidades asiáticas

Iniciativa surge no âmbito do projeto internacional UNICATION, que procura melhorar a qualidade do ensino superior em países terceiros.

Entre 25 e 29 de novembro, o Instituto Superior Técnico acolheu presencialmente membros de universidades do Camboja e das Filipinas em atividades de formação intensiva inseridas no projeto internacional UNICATION. Coordenada pelo Técnico, a iniciativa visa capacitar parceiros da Ásia em temas de internacionalização e gestão de projetos internacionais, recorrendo a sessões de treino e discussão. O projeto está em curso desde dezembro de 2023, apresentando a duração de dois anos.

A par das sessões de capacitação dos convidados, a programação do projeto UNICATION para a semana de formação que decorreu no Técnico incluiu também atividades culturais com o intuito de introduzir os parceiros estrangeiros à cultura portuguesa.

Na apresentação que fez da Escola durante a sessão de abertura da semana de treino, Rui Mendes, diretor para os Assuntos Internacionais do Técnico, destacou que este é um projeto que “procura criar elos entre as instituições”.

Para além do Técnico, integram também o projeto UNICATION a Óbuda University (Hungria), a Université Côte d’Azur (França), a University of the Philippines e a Batangas State University (Filipinas), a Phnom Penh International University, a University of Heng Samrin Thbongkhmum e a National University of Management (Camboja).

O UNICATION é cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+.