Técnico coordena projeto internacional pela igualdade de género no acesso ao Ensino Superior

Projeto ELA4Attract pretende incentivar a partilha de boas práticas na divulgação feita a futuros estudantes de áreas científicas e tecnológicas.

O Instituto Superior Técnico, em parceria com a Pontificia Universidad Javeriana da Colômbia, coordena o projeto ELA4Attract, uma iniciativa que procura fomentar a presença de estudantes mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla inglesa). Cofinanciado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+, o ELA4Attract teve o seu arranque oficial em Bogotá, Colômbia, entre os dias 5 e 8 de fevereiro. A coordenação do Técnico está a cargo da Área de Assuntos Internacionais.

O ELA4Attract pretende “promover a igualdade de oportunidades e ter em conta as barreiras históricas e sistémicas ao acesso” às instituições de ensino superior, em particular nas áreas STEM. Para isso, recorrerá a uma “análise do impacto das medidas utilizadas” na atração de estudantes para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Para além de um foco na desigualdade de género “tipicamente associada a estas áreas”, o projeto terá também em conta outros “grupos sub-representados, como pessoas economicamente desfavorecidas, minorias étnicas e comunidades rurais”, lê-se no texto de apresentação do projeto no site da Comissão Europeia.

O evento de arranque do projeto contou com a presença das 12 instituições de ensino superior da Europa, América Latina e Caraíbas envolvidas, que irão colaborar durante os próximos três anos no desenvolvimento de ferramentas para a atração de mais estudantes para as áreas STEM. Os resultados do projeto ficarão também publicamente disponíveis, procurando alargar o seu impacto a instituições e regiões externas ao projeto.

Para além do Técnico, integram este consórcio:

• Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha);
  • University of Stuttgart (Alemanha);
  • KTH Royal Institute of Technology (Suécia);
  • Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia);
  • Universidad de los Andes (Colômbia);
  • Universidad de Chile (Chile);
  • Pontificia Universidad Católica de Chile (Chile);
  • Instituto Tecnológico de Buenos Aires (Argentina);
  • Universidad Nacional de Cuyo (Argentina);
  • Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra (República Dominicana);
  • Instituto Tecnológico de Santo Domingo (República Dominicana).

Esta é mais uma iniciativa no âmbito da igualdade de género que conta com o envolvimento do Técnico. O grupo de Diversidade e Igualdade de Género  “Gender Balance@Técnico” promove iniciativas como o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo.
Anualmente, a escola colabora com o projeto “Engenheiras por um dia”, com a Comissão de Igualdade de Género, e o projeto “Girls in AI”, entre outras.