Campus e Comunidade

Técnico e Faculdade de Letras promovem partilha de práticas entre equipas de apoio académico

Encontros entre instituições da Universidade de Lisboa permitiram refletir sobre modelos organizativos e estratégias de melhoria no apoio aos estudantes.

As iniciativas do Instituto Superior Técnico nas áreas da inovação pedagógica, do acompanhamento ao sucesso académico e da responsabilidade social estiveram em análise em dois recentes encontros dedicados à partilha de práticas profissionais e à reflexão sobre formas de organização interna dos serviços de apoio ao estudante. Uma iniciativa conjunta entre as equipas do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) do Técnico e do Núcleo de Orientação, Carreira e Apoio ao Estudante (NOCAE) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa realçaram algumas das principais atividades em curso no Técnico. Entre elas estão o programa de Tutorado, o coaching académico, o acompanhamento de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a monitorização do rendimento académico (BRAC), ações de formação em competências transversais e programas de desenvolvimento pedagógico dirigidos a docentes e investigadores.

A iniciativa teve como principais objetivos reforçar a cooperação institucional, partilhar experiências e identificar estratégias que contribuam para uma resposta “mais eficaz” às necessidades dos estudantes. A comparação entre os modelos organizativos — centralizado, no caso do NOCAE, e distribuído, no caso do Técnico — permitiu refletir sobre as respetivas vantagens e desafios. 

“A centralização dos serviços numa única equipa, como acontece na Faculdade de Letras, ofereceu-nos pistas valiosas sobre como poderemos, no Técnico, comunicar de forma mais clara e coesa o que já fazemos, reforçando também a articulação entre os diversos serviços que apoiam os estudantes”, refere Gonçalo Moura, coordenador do NDA. Sublinha ainda que “ficou particularmente evidente a importância de estreitar os laços com outras estruturas do Técnico, com vista a referenciar e encaminhar de forma mais eficaz os estudantes que nos procuram”.

Os encontros contribuíram igualmente para a sistematização interna das práticas do NDA, permitindo identificar áreas de melhoria e refletir sobre a forma como os serviços são comunicados à comunidade académica. “Estas partilhas permitem-nos sair do nosso contexto habitual, identificar boas práticas e repensar estratégias, não só para melhorar os nossos serviços, mas também para os tornar mais acessíveis, compreensíveis e ajustados às necessidades de quem os utiliza”, acrescenta o coordenador.

O primeiro encontro teve lugar na Faculdade de Letras, com visita às instalações e uma sessão informal conduzida pela equipa do NOCAE. O segundo decorreu no campus Alameda do Técnico, em março, e contou com a participação de representantes da Direção Académica, do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) e do Career Center

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