Técnico integra European Genomic Data Infrastructure

Técnico integra projeto europeu para armazenamento, gestão e partilha de infomação genómica humana.

O Técnico é uma das 54 instituições, de 20 Estados-membros, a integrar a European Genomic Data Infrastructure (GDI), projeto da União Europeia (UE), apresentado no início desta semana, em Bruxelas.

Neste projeto, o Técnico  é responsável pela instalação da infraestrutura computacional e de software, gestão e preservação dos dados a serem utilizados em investigação genómica pela  BioData que, com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge, se constituem como os dois beneficiários do GDI, em Portugal.

A GDI permitirá desbloquear a possibilidade de aplicação da genómica humana na saúde, investigação e inovação. Com esta infraestrutura, será possível melhorar os cuidados de saúde na UE, ao permitir acesso e partilha de perto de 1 milhão de genomas humanos e respetivos dados clínicos.

Co-financiado pela Comissão Europeia e pelos Estados-membros participantes, num montante de aproximadamente 40 milhões de euros, integram a GDI quatro entidades portuguesas: BioData, Instuto Nacional Dr. Ricardo Jorge, Técnico e Universidade de Aveiro.

Os investigadores do Técnico a participar no GDI são: Ana Teresa Freitas; José Borbinha; Fernando Mira da Silva; Mário Silva.