Técnico recebe cerca de 100 alunos na 2.ª fase

Todas as vagas disponíveis nos vários cursos da escola foram ocupadas.

O Técnico voltou a esgotar as vagas disponíveis na 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. De acordo com os resultados divulgados esta quinta-feira, 26 de setembro, pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), há mais 98 novos alunos com entrada garantida na escola. Os cursos de Engenharia de Eletrotécnica e de Computadores (14), Engenharia e Gestão Industrial (12) e Engenharia Civil foram os cursos da escola com mais colocados.  Os ciclos de estudo que costumam cativar os estudantes com as médias mais altas – Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica – tinham ambos duas vagas disponíveis que foram ocupadas.

Dois cursos do Técnico – Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica – fixaram a sua nota mínima de seriação acima dos 19 valores, ultrapassando os fantásticos resultados da 1.ª fase. Engenharia Aeroespacial voltou a ser, no contexto da escola, o curso com a nota do último colocado mais elevada – 19.45 em 20 valores. Imediatamente abaixo nesta listagem está o curso de Engenharia Física Tecnológica cuja nota mínima de seriação nesta 2.ª fase foi de 19.43 valores.  A nível nacional, estas duas engenharias do Técnico ocupam o 2.º e 3.º lugar do top-3, sendo a nota mínima de seriação de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Porto a mais elevada a nível nacional (19,58).

As notas dos últimos colocados da segunda fase nos cursos do Instituto Superior Técnico foram:

• Engenharia Informática e de Computadores (Alameda) – 18.15
  • Engenharia Aeroespacial – 19.45
  • Arquitetura – 16.93
  • Engenharia Biológica – 17.60
  • Engenharia Biomédica – 18.48
  • Engenharia Civil – 14.65
  • Engenharia de Materiais – sem vagas disponíveis na 2.ª fase
  • Engenharia Física Tecnológica – 19.43
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – 16.20
  • Engenharia Mecânica – 18.28
  • Engenharia Química – 17.70
  • Engenharia do Ambiente – 18.35
  • Engenharia Geológica e de Minas – 14.45
  • Engenharia Naval e Oceânica – 16.63
  • Matemática Aplicada e Computação – 18.23
  • Engenharia de Telecomunicações e Informática – 14.75
  • Engenharia e Gestão industrial – 17.05
  • Engenharia Informática e de Computadores (Taguspark) – 17.35
  • Engenharia Eletrónica – 14.80

As matrículas da segunda fase realizam-se entre hoje, 26 de setembro, e o dia 30 de setembro.

No total, 564 alunos concorreram ao Técnico nesta 2.ª fase, dos quais 369 ficaram colocados na sua 1.ª opção (48%). No conjunto da primeira e segunda fases foram colocados na escola, através do concurso nacional de acesso, 1572 estudantes.

Feitas as contas às duas primeiras fases de acesso ao Ensino Superior, ingressaram 46.721 novos estudantes no Ensino Superior em Portugal.