Tapada por um tecido azul, a nova embarcação do Técnico Solar Boat instigava a curiosidade da vasta audiência que encheu o Salão Nobre esta segunda-feira, 28 de maio. O propósito principal do evento era conhecê-la, mas antes de descerrar o pano, João Silva, líder do projeto fez questão de viajar no tempo, enaltecer o espírito e dedicação da equipa e ainda de agradecer o apoio de patrocinadores e dos restantes Núcleos de Estudantes do Técnico. “Espero que cada vez mais sejamos uma única unidade dentro do Técnico”, declarava João Silva.
Fazendo um balanço da época de 2017, e expondo algumas das maiores dificuldades enfrentadas nas competições internacionais, o líder da equipa partilhou também os resultados alcançados e as lições que advieram dos mesmos. “Somos a primeira equipa na Península Ibérica a ter um protótipo completo e orgulhamo-nos muito disso”, destacou João Silva. Foi, porém, nas melhorias implementadas no São Rafael 01 (SR01) que o líder da equipa mais se demorou. Um novo sistema de controle do hidrofólio, o reforço com mais um motor acoplado ao sistema, e novas baterias foram as melhorias anunciadas e depois retratadas no vídeo exibido. Tudo isto para obter os melhores resultados possíveis nas competições que se seguem: Groningen, Leeuwarden e Mónaco. “Vamos fazer disto uma jornada de 16 dias, onde vamos dar o nosso melhor”, reiterava João Silva.
Para ajudar a descerrar o pano que tapava o SR01, Luís Santos chamou ao palco Dinis Rodrigues, o próximo líder do Técnico Solar Boat, que fez também questão de evidenciar “o mérito e trabalho da equipa”, destacando a importância destas atividades “para aprendermos uns com os outros como é que se faz engenharia”. “Tenho a certeza que vamos continuar a inovar no que pudermos”, rematou Dinis Rodrigues antes de se juntar a João Silva para dar a conhecer o trimarã que rapidamente captou atenções e elogios.