Técnico Summer Internships adaptam-se à nova realidade

Decorreu esta terça-feira, via Zoom meeting, a sessão de esclarecimento que permitiu explicar as dinâmicas do programa, a diversidade de oportunidades subjacentes e também as mudanças que serão feitas tendo em conta o contexto atual de pandemia.

Aquela que é uma das sessões mais aguardadas pelos alunos da escola e que procura dar a conhecer mais um pouco e também esclarecer todas as dúvidas em torno do programa Técnico Summer Internships adaptou-se à exigência dos tempos e mudou-se para o online. Durante cerca de 45 minutos, esta terça-feira, 12 de maio, várias dezenas de participantes tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre este programa de estágios de verão que permite aos alunos do Técnico enriquecer os currículos e até começar a traçar a entrada no mercado de trabalho.

Coube a Daniel Nunes, um dos elementos da equipa da Área de Transferência de Tecnologia(TT@Tecnico), fazer uma breve apresentação do programa, salientando a importância destes estágios no percurso académico dos alunos, permitindo não só “uma primeira experiência profissional”, mas também a  “criação de uma rede profissional de contactos”, “a integração numa equipa de trabalho” e ainda  uma “preparação melhor do futuro de cada um”, enumerava. Para a explicação, e reforço do valor inerente ao programa,  contribuiu também Catarina Amaro, representante da equipa do IST Summer Internships( IST-SI). A ação do IST-SI, através da procura de estágios junto das empresas, é fulcral no sucesso deste programa, como salientaria mais à frente a coordenadora da TT@Técnico, Carla Patrocínio.

Tentando minimizar as condicionantes trazidas pela pandemia e que afetam também o mundo empresarial, Daniel Nunes explicava que foram tomadas algumas medidas para que a realização dos estágios seja possível, e por isso mesmo nas “áreas em que tal for possível será alargada a possibilidade de oferta de estágios remotos”. No caso de o estágio manter a vertente presencial foi sublinhado “que este deverá cumprir as normas de segurança estabelecidas”.  Todo o processo de formalização dos contratos deverá também ser, preferencialmente, feito de forma digital.

De modo a dar resposta a algumas das dúvidas que ainda pudessem existir, os participantes da sessão tiveram oportunidade de colocar algumas questões que a coordenadora da TT@Técnico ajudou a esclarecer cuidadosamente.

Ao longo dos 8 anos em que vigora o atual modelo do programa Técnico Summer Internships, mais de 1500 alunos tiveram oportunidade de realizar um estágio de verão. Em 2019, o Técnico Job Bank tinha ao dispor dos alunos 483 ofertas de estágios de verão, recebendo 5412 candidaturas por parte dos estudantes.  Este ano, e até ao momento estão disponíveis 150 ofertas de estágio, um número que deverá aumentar até ao dia 24 de maio, data em que encerra o período de candidaturas.