Técnico vai instalar um polo de investigação no Hub Criativo do Beato

Parceria entre o Instituto Superior Técnico e a Câmara Municipal de Lisboa leva polo de investigação ao Hub Criativo do Beato em setembro de 2022.

O Hub Criativo do Beato vai acolher, já a partir de setembro de 2022, um polo de investigação do Técnico, contribuindo assim para a dinamização deste espaço no qual a Câmara Municipal de Lisboa (CML) pretende instalar uma “fábrica de unicórnios.” A parceria entre as duas entidades assegura a instalação do Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) e do Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS), uma unidade de investigação do Técnico que desenvolve a sua atividade na área da interação pessoa-máquina.

O ITI foi fundado em 2009, com base numa parceria internacional com a Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), que também passará a ter assento no Hub Criativo do Beato na mesma altura. A investigação interdisciplinar a que o ITI se dedica é centrada na engenharia informática contando com contributos de outras áreas científicas como o design, a psicologia, as ciências sociais e as fronteiras com as artes, as humanidades e as ciências da vida, contando por isso com também com elementos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Nuno Jardim Nunes, professor do Departamento de Engenharia Informática (DEI), presidente do ITI referiu que “a mudança do ITI para o Hub Criativo do Beato permitirá ao Técnico contribuir para este ambicioso projeto da CML proporcionando às empresas lá sediadas acesso a talento e investigação de ponta numa área que combina precisamente a tecnologia e a criatividade”. Sendo também co-diretor do CMU Portugal, sublinhou a importância desta mudança incluir também a parceria Portuguesa com a Universidade Norte-Americana que em 15 anos de atividade já apoiou mais de 80 projetos inovadores nas áreas Tecnologias de Informação e Comunicação, e o desenvolvimento de empresas referências no seu sector como a Unbabel, Veniam, e os unicórnios fintech Feedzai e Mambu.

“Transferir uma das nossas unidades de investigação para o Hub Criativo do Beato demonstra a abertura da nossa ciência, e a nossa vontade continuada de trabalhar com todos os parceiros: artistas e empreendedores, empresas e outros projetos inovadores. É também mais uma forma de estreitarmos a relação com a cidade de Lisboa e os seus habitantes.”, de acordo com Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico.

“Estamos a trabalhar todos os dias para dar uma nova vida ao Hub Criativo do Beato. É um projeto que considero fundamental para a estratégia global de desenvolvimento da cidade. Lisboa é cada vez mais um espaço de referência na Europa na área da inovação. O Hub Criativo do Beato tem por isso de ser uma realidade, com resultados, deixando de ser uma eterna promessa adiada”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. “Esta parceria com o Técnico, cuja vinda vai coincidir também com o Programa Carnegie Mellon, traz um grande prestígio a Lisboa. São duas instituições de excelência que se unem para desenvolver tecnologia única no mundo. É mais um sinal de que Lisboa se está a tornar na capital da inovação da Europa.”

“Este projeto só foi possível graças a uma intensa colaboração entre o setor académico, a CML, as empresas e os empreendedores, tanto a nível nacional como internacional. É esse espírito de colaboração e de diversidade que quero para o Hub Criativo do Beato. Porque é daí que saem os melhores projetos e a melhor inovação. O novo centro do IST e a parceria internacional com a Universidade Carnegie Mellon são o primeiro passo”.

Sobre o ITI

A unidade composta por 30 investigadores doutorados, cerca de 40 alunos de doutoramento e mais de 100 alunos de mestrado passam agora a desenvolver as suas atividades de investigação neste novo ecossistema de inovação. O ITI e o LARSyS contam com uma carteira de projetos de investigação superior a 2 milhões de euros por ano, dos quais se destacam projetos financiados pelo Horizonte 2020, programa-quadro comunitário para a investigação e inovação, e também projetos nacionais como o mais recentemente aprovado eGames Lab, uma das agendas mobilizadoras no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR), que pretende estimular um ecossistema de jogos digitais que combinam a criatividade e tecnologia.

O ITI e o LARSyS já contribuíram para a criação da empresa unicórnio Mambu, bem como várias das empresas que integram o consórcio eGames Lab, como a WoW Systems.

Sobre o Programa CMU Portugal

A missão do Programa CMU Portugal é colocar o país na vanguarda da inovação em áreas focadas nas tecnologias de informação e comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa. O Programa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, iniciada em outubro de 2006 e já renovada até 2030. Esta parceria internacional envolve, para além da Universidade Carnegie Mellon, 15 universidades portuguesas, e +150 empresas parceiras. O Programa apoiou até hoje 80 projetos colaborativos de investigação e a criação de empresas referência no seus sectores como a Unbabel, Veniam, e os unicórnios fintech Feedzai e Mambu.