Técnico vence prémio de Melhor Projeto Digital da Administração Pública

O projeto SmartSigner, um Sistema de Assinatura Digital de Documentos, foi distinguido na edição de 2018 dos Prémios ACEPI Navegantes XXI.

O Melhor Projeto Digital da Administração Pública pertence, de acordo com a Associação da Economia Digital(ACEPI), ao Técnico. Na cerimónia que decorreu na passada quinta-feira, dia 25 de outubro, e que teve como palco o Pavilhão Carlos Lopes, um dos Prémios ACEPI Navegantes XXI foi atribuído ao projeto “SmartSigner: Sistema de Assinatura Digital de Documentos”, desenvolvido nos Serviços de Informática, no contexto do FenixEdu.

O SmartSigner é a solução que permite a assinatura digital qualificada de documentos oficiais, integralmente desenvolvido no Técnico, e a utilização de cartões inteligentes (smart cards) emitidos pela Entidade Certificadora Comum do Estado (ECCE) ou Cartão de Cidadão. É, atualmente, utilizado para assinar Certificados de Matrícula e as declarações necessárias para emissão do Passe sub23. Além de agilizar processos, o SmartSigner elimina a necessidade de emissão de documentos em papel, e tendo por isso um significativo impacto financeiro e sustentável nos serviços da Escola.

Anualmente, e recorrendo a este sistema são assinados digitalmente cerca de vinte mil documentos, um número que poderá aumentar substancialmente com a adoção desta tecnologia em novos fluxos administrativos da Escola. O SmartSigner é interoperável e baseado em soluções abertas e standards da indústria. A solução compreende componentes de geração dos documentos, mecanismo de controlo de acessos e autorizações, sistema de gestão do fluxo de documentos e uma aplicação cliente para assinatura. As APIs externas do SmartSigner permitem a sua integração com outras aplicações e workflows.

Com mais de duas dezenas de categorias a concurso a associação premeia, anualmente, o que de melhor se faz em termos de economia digital, nas mais diversas vertentes, em Portugal, contribuindo para a promoção e desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento e da Economia Digital. Por cá, o prémio foi recebido como um reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pelo Técnico também ao nível de soluções informáticas para a modernização da Administração Pública.