Campus e Comunidade

Tecnologia e inovação premiadas pela Exame Informática

A Jobshop foi o palco escolhido para a entrega dos conceituados prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”.

O Técnico acolheu esta quinta-feira, 9 de maio, a entrega de Prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela Exame Informática. A Jobshop – plataforma do espírito ambicioso e inovador dos estudantes do Técnico e que de alguma forma se coaduna com a essência destes prémios – foi o palco escolhido para o evento. A plateia  teve oportunidade de testemunhar a vontade e resiliência de modernizar,  de vislumbrar o futuro através da inovação que já marca o presente.

“É um prazer receber-vos nesta estrutura montada pelos nossos alunos e onde decorre uma das muitas iniciativas organizadas pelos nossos alunos e que mostra o dinamismo e o empenho que os carateriza”, começava por salientar o presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, que ficou responsável por abrir a sessão. Esta escolha da instituição como palco do evento é entendida pelo professor Arlindo Oliveira também como o reconhecimento “do papel importante que o Técnico tem na tecnologia, na atividade industrial e comercial do país”.

Para Pedro Oliveira, diretor da Exame Informática, é uma grande satisfação realizar esta cerimónia naquela “que é para nós uma instituição de referência e sinónimo do que melhor se faz nesta área em Portugal”. “Temos por missão com estes prémios conseguir amplificar, trazer para a ribalta quem ainda não tem essa notoriedade”, assinalava o diretor da publicação. Lembrando antigos vencedores que são hoje casos sérios de sucesso, Pedro Oliveira transmitia o seu desejo de que estes galardões se assumam mais uma vez como uma antevisão de carreiras e produtos repletos de êxito.

Naquela que foi a 14.ª edição dos prémios atribuídos pela equipa editorial da Exame Informática – à exceção do prémio “personalidade” concedido por um júri convidado-, foram entregues 9 prémios e duas menções honrosas em cada uma das 9 categorias. Distinguiram-se  projetos de investigação, ideias inovadoras desenvolvidas em ecossistemas académicos e conceitos fora da caixa que usam a tecnologia para  ajudar a sociedade. O talento ficava expresso na apresentação que os anunciava, e a felicidade declarada nos breves discursos que sucediam à entrega de prémios.

Uma tecnologia que tem a capacidade de detetar o grupo sanguíneo em menos de cinco minutos, um software que prevê alterações no desempenho das bactérias que fazem o tratamento de águas residuais ou industriais, ou câmaras climáticas que permitem produzir vegetais sem luz solar ou sequer um único grão de terra,  foram algumas das ideias premiadas. Centros e grupos de investigação, startups e empresas municipais iam alternadamente subindo a palco e agradecendo a “visibilidade e reconhecimento” que chegam com estes prémios.

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) foi um dos contemplados com uma menção honrosa na categoria de software. O projeto laureado foi o Feedbot,  que alia a robótica à inteligência artificial, e cujo resultado é um braço robótico inteligente que consegue identificar rostos e comandar também os movimentos que permitem alimentar pessoas com limitações motoras ou de outro tipo. Manuel Marques, o investigador do centro de investigação doutorado no Técnico, subiu a palco para agradecer o apoio de toda a equipa do ISR no desenvolvimento desta ideia que, segundo o cientista,  é o resultado de “um casamento feliz”.

Para o fim ficou a entrega do prémio personalidade e o professor José Tribolet, presidente do júri que o atribuiu, subia ao palco para justificar a escolha de Carlos Amaral, um dos fundadores da Priberam e também antigo aluno do Técnico, como vencedor. “A história da Língua Portuguesa pelos corredores insondáveis das tecnologias confunde-se com a história do próprio Carlos Amaral”, começava por destacar. Fornecendo alguns detalhes sobre o percurso trilhado à frente da Priberam, e referindo os desafios que se foram impondo ao longo dos anos , o presidente do júri evidenciava a reação aos tempos e às tendências de mercado alavancada pela Priberam, nomeadamente “através do estudo da algoritmia que dá sentido à Inteligência Artificial”. “O júri do prémio reconhece o pioneirismo, a capacidade de engenho e a perseverança de Carlos Amaral neste longo percurso que é uma referência numa área tão especializada e importante”, colmatava.

Empunhando o prémio e visivelmente feliz, Carlos Amaral afirmou que mais do que um prémio individual, “este é um prémio da Priberam”. “Fazemos, este ano, 30 anos e por isso é uma coincidência feliz receber este prémio e ainda por cima aqui no Técnico que é a minha escola e da maioria das pessoas da empresa”, salientava o galardoado. Enfatizando “a cultura de investigação e inovação que aprendemos no INESC que antecedeu a formação da Priberam e que continuamos a preservar e promover”, o alumnus do Técnico agradecia este reconhecimento e sobretudo esta mostra de novos projetos propiciada pelo evento.

Pela primeira vez, o júri decidiu atribuir mais um prémio personalidade – ainda que a título póstumo- a João Vasconcelos. “Faleceu em abril o homem que construía pontes entre o poder político, os empreendedores e as empresas”, começava por assinalar o professor José Tribolet. “Para o empreendedorismo português há um momento antes e um momento depois de João Vasconcelos”, advogada ainda. Recordando o homenageado como “um empreendedor em todo o seu esplendor”, “capaz de fazer acontecer o que parecia impossível”, o professor José Tribolet destacou  “o legado muito importante” deixado pelo mesmo e que tornou unânime a entrega deste prémio. Seguiu-se um momento de silêncio que selava devidamente a homenagem.

Mafalda Anjos, publisher da Trust in News e diretora da VISÃO, ficou responsável por encerrar o evento, e aproveitou a ocasião para relembrar a antiguidade dos prémios e o caminho que têm ajudado a trilhar. “Este é para mim sempre um momento que mistura admiração e entusiasmo e é extraordinário ver tantos projetos, alguns deles, estou em querer, do melhor que se faz no mundo”, realçava. Agradecendo ao Técnico “por nos receber neste espaço de inteligência e de conhecimento”, Mafalda Anjos terminava partilhando o seu desejo de que para o ano haja “mais ideias extraordinárias como estas, e com mais pessoas que gostam de sonhar alto como, aliás, fazia o João Vasconcelos”.

 

Lista dos premiados:

Categoria de Inovação

Vencedor: Easy Blood Crossmatch

Menções honrosas: Unexmin e Antibiocoat

 

Categoria Software

Vencedor: Aqua in Silico

Menções honrosas: Feedbot e TargTex

 

Categoria Internet

Vencedor: MB Way

Menções honrosas:  Inocrowd e Conta Digital (Novo Banco)

 

Categoria Sustentabilidade

 

Vencedor: Grow to Green

Menções honrosas: Bee2Fire Detection e Central Solar de Ourika

 

Categoria Fabricantes de Computadores

Vencedor: Asus

Menções honrosas: Lenovo e HP

 

Categoria Mobilidade

Vencedor: Mobicascais

Menções honrosas: MBUX (Mercedes Benz) e Gira (EMEL)

 

Categoria Produto do Ano

Vencedor: Tesla Model 3

Menções honrosas: Sony WH-1000XM3 e DJI Osmo Pocket

 

Categoria Marca Internacional

Vencedor: Huawei

Menções honrosas: LG e Lime

 

Categoria Marca Nacional

Vencedor: Portugal Space

Menções honrosas: Forall Phones e Beeverycreative

 

Galeria de Fotos do Evento