Tese de doutoramento de investigadora do Técnico premiada pela Sociedade Europeia de Materiais Compósitos

Inês Rosa é detentora do “Prémio ESCM para Melhor Tese de Doutoramento de 2022” pelo trabalho que desenvolveu no Técnico.

Inês Rosa, investigadora do Grupo de Investigação em Compósitos (CORE) do centro de investigação Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), associado ao Instituto Superior Técnico, recebeu o “Prémio ESCM para Melhor Tese de Doutoramento de 2022”, atribuído pela Sociedade Europeia de Materiais Compósitos (ESCM na sigla inglesa).

A mestre e doutorada pelo Técnico apresentou a sua tese Fire behaviour of concrete structures reinforced with GFRP bars durante a 21.ª Conferência Europeia sobre Materiais Compósitos (ECCM21) em Nantes, a 5 de julho. Segundo o resumo do trabalho, este teve como principal objetivo investigar “com detalhe o comportamento ao fogo de estruturas de betão armado contendo armaduras de polímero reforçado com fibras de vidro”, um material cuja utilização tem vindo a aumentar.

A tese foi orientada por João Firmo, professor do Técnico, e co-orientada por João Ramôa Correia, professor do Técnico (que deu uma MasterTalk afeta ao Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente em junho), e Mário Arruda, investigador do CERIS. Segundo os critérios da ESCM, as teses submetidas para prémio foram avaliadas com base na novidade, complexidade e profundidade de análise, impacto e qualidade da comunicação.

“É com imensa alegria e honra que vejo a minha tese de doutoramento ser distinguida internacionalmente”, comenta Inês Rosa. “Este prémio, além de representar um marco pessoal importante, reflete o apoio inestimável que recebi da comunidade do Técnico durante a minha formação como aluna de mestrado e doutoramento em Engenharia Civil, e que continua a ser fundamental na minha carreira como investigadora nesta instituição”, complementa a investigadora. Para si, a distinção é ainda “um reconhecimento da investigação de excelência desenvolvida no Técnico, servindo como um testemunho da qualidade do ensino e da investigação realizada nas universidades portuguesas”.