Teses de mestrado do Técnico entre as melhores do Lean Summit 2019

Antigas alunas do Técnico arrecadaram o 1.º e 3.º Lugares do Prémio Melhor Tese Universitária na Temática Lean.

No primeiro dia do maior evento nacional de produtividade e excelência operacional, o Lean Summit 2019, que este ano decorreu em Lisboa entre 7 e 9 de maio, foram distinguidas duas teses de mestrado do Técnico. Naquela que foi a 1.ª edição do Prémio Melhor Tese Universitária na Temática Lean, os trabalhos das graduadas do Técnico, Mariana Oliveira e Margarida Barros, alcançaram o 1.º e 3.º lugar respetivamente.

A tese de mestrado de Mariana Oliveira com o tema “Metodologia de seleção e organização de Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) para o Shop Floor” distinguiu-se das demais e alcançou o 1.º lugar do concurso. “Sinto um grande orgulho no trabalho que realizei, e sendo o júri composto por profissionais da indústria faz-me ver a utilidade prática do meu trabalho”, partilha a antiga aluna do Técnico. Foi o próprio orientador de Mariana Oliveira que a alertou e incentivou a participar neste prémio do Lean Summit.

O trabalho desenvolvido por Mariana Oliveira partiu de um desafio lançado pelo professor Paulo Peças e que consistia na escolha dos KPIs (indicadores-chave de desempenho) para qualquer empresa.  Para tal a jovem estagiou 6 meses na empresa OLI, onde foi possível “entender o funcionamento de uma unidade de produção e qual a informação que é relevante retirar para esta obter um melhor desempenho”, explica a antiga aluna. Depois de algum estudo, Mariana Oliveira desenvolveu um modelo aplicável a qualquer unidade de produção, estratificado por nível hierárquico, e que permite percecionar “qual a informação essencial para cada nível de forma a cada colaborador conseguir um melhor desempenho”. “Tendo estes fatores em conta, é feita a escolha dos KPIs”, esclarece a graduada do Técnico. O modelo desenvolvido foi testado na empresa e deu origem a esta tese de mestrado vencedora. “Penso que a minha tese se tenha distinguido das outras por abordar um tema que apesar de ser muito falado e usado, a sua seleção tem sido pouco estudada”, reitera a graduada. “Hoje em dia, com a indústria 4.0 e com a quantidade de informação que é possível retirar numa unidade de produção, é crucial sabermos como tratar os dados e conseguirmos tirar o máximo proveito do mesmo sem nos perdermos neles”, acrescenta ainda.

O 3.º lugar deste concurso foi também conquistado por um trabalho desenvolvido no Técnico, desenvolvido pela graduada Margarida Barros. A tese com o tema “Avaliação do desempenho Lean: Modelos e aplicação” foi realizada em contexto de estágio na ERISING, e co-orientada pelo professor Paulo Peças e pela engenheira Helena Cecílio.