Campus e Comunidade

Time2Talk – estudantes de matemática do Técnico divulgam aplicações da sua área no mercado de trabalho

Anteriormente designado ‘Jornadas de Matemática do Técnico’, o Time2Talk apresenta uma nova imagem e um foco nas áreas de finanças, machine learning, data science e tecnologias quânticas.

Agora já não são ‘Jornadas de Matemática’ – com uma imagem e foco novos, o evento de divulgação profissional organizado pelo Núcleo de Estudantes de Matemática do Instituto Superior Técnico (NMath) chama-se agora Time2Talk. Nos dias 5, 6 e 7 de março, a iniciativa inserida nas Semanas das Carreiras do Técnico explorou as saídas profissionais dos estudantes de matemática e aproximou a comunidade estudantil das empresas, desta vez com especial dedicação às áreas de finanças, machine learning, data science e tecnologias quânticas.

Uma das palestras integradas no calendário do evento abordou “O papel dos Matemáticos no mundo empresarial”, reunindo cientistas de dados, consultores e outros matemáticos. Entre os convidados do painel esteve Pedro Martins Baptista, alumni da Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação e agora membro da consultora Deloitte. “Não foi assim há tanto tempo que estava sentado aí desse lado”, afirmou, acenando aos estudantes na audiência. “Ainda hoje acho que [estudar no Técnico] foi das melhores decisões que fiz, das coisas mais importantes da minha vida”, defendeu. Partilhou nomes de professores que o marcaram, provocando acenos sorridentes de reconhecimento e troca de olhares cúmplices por parte de vários estudantes na assistência.

Cientista de dados da empresa JTA, Joana Pereira afirmou que, com os seus estudos em matemática, aprendeu “a deixar de ter medo de uma folha em branco”, algo que levou para a sua vida profissional. Deixou ainda um repto aos presentes – “a vida académica é para ser aproveitada”. Para Pedro Ribeiro, da equipa de Atração de Talento na seguradora Fidelidade, os cursos do Técnico “são cursos que são bem vistos”. “Quando encontro [durante o processo de recrutamento], por exemplo, o currículo de alguém que fez Física no Técnico, eu paro e vejo com mais atenção”, relatou.

Madalena Preto está no último ano do Mestrado em Matemática Aplicada e Computação e considera que esta palestra lhe deu “uma melhor ideia daquilo que [pode] fazer pelo [s]eu futuro”. Veio à Time2Talk curiosa quanto às funções que os alumni do Técnico do seu curso estão atualmente a desempenhar, mostrando também interesse na feira de empresas que o evento organizou. “A experiência de estudar no Técnico é muito boa”, partilha a aluna. “Sinto que aprendo muito” e que a Escola “me dá muitas ferramentas”, acrescenta.

Fotogaleria.