Campus e Comunidade

TLMoto apresentou quinto protótipo: o “mais leve e simples” com “a fiabilidade da engenharia no centro de tudo”

Núcleo de estudantes do Técnico apresentou a sua quarta mota elétrica.

Após uma contagem decrescente, foi em modo missão impossível (ou ao som da banda sonora do filme com esse título)  que o público presente no Salão Nobre, do Campus Alameda, na tarde de 25 de setembro viu desvendar o mais recente protótipo do TLMoto, núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico que desde 2014 se dedica à construção de motas.

A TLMoto 05e, nova mota elétrica desenvolvida pela equipa de cerca de 80 estudantes, pode atingir 200 km/h. Com um design mais simples e leve, quando comparada com os protótipos anteriores, a construção desta mota colocou “a fiabilidade da engenharia no centro de tudo”, como explicou Miguel Gonçalves, diretor de operações da equipa.

“Lado a lado, taça a taça a competir com as outras congéneres da Europa” cada um das cinco motas (quatro delas elétricas) construídas pelo TLMoto resulta, do “trabalho, dedicação e espírito de equipa” dos estudantes, começou por afirmar Miguel Tavares da Silva, professor do Técnico e tutor académico deste núcleo. Com a escola como “rede de apoio” são a “energia, resiliência e colaboração” dos membros que lhes permitem “aprender com cada novo desafio.” “Levam longe o nome do Técnico e dos parceiros que os apoiam”, sendo “as vitórias e protótipos sem dúvida um legado”, concluiu.

A apresentação de projetos como este é “o pináculo de qualquer engenheiro”, garantiu Pedro Amaral , Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo. “Pegarmos na informação que chegou e montarmos de forma sistemática para chegarmos ao resultado final”, detalhou, considerando este “um dos projetos âncora e emblemáticos do Técnico”.

Vasco Lopes, líder do TLMoto anunciou que a equipa passará a associar-se, todos os anos, a uma causa. Este ano escolheu o outubro rosa, iniciativa que visa “homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área”, de acordo com a página da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Pioneiro em Portugal, ao desenvolver a primeira mota elétrica nacional, o TLMoto tem levado o país a competições internacionais como a MotoStudent, em Aragão, onde regressará, entre os dias 15 e 19 de outubro, desta feita com a TL Moto 05e. Missão cumprida.

Fotogaleria.