Trash4Goods vence competição e-Waste Open Innovation

O projeto desenvolvido por alunos do Técnico foi o grande vencedor da competição de empreendedorismo que promove o desenvolvimento de soluções para a reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos.

A missão, o conceito e o plano de implementação do projeto Trash4Goods, um projeto desenvolvido por alunos do Instituto Superior Técnico que pretende motivar e recompensar quem mais recicla, reuniram o consenso do júri da competição e-Waste Open Innovation. A equipa de alunos do Técnico conquistou o primeiro lugar do concurso, arrecadando um prémio de 15 mil euros. A presença no  pódio dá também  acesso a um período de incubação na Startup Lisboa de 3 meses, podendo continuar a usufruir do apoio da ERP Portugal e da LG Portugal no desenvolvimento do projeto.

“A equipa está extremamente satisfeita com o resultado”, começa por declarar João Trindade, gestor do projeto. “Foi uma experiência onde aprendemos imenso, e que envolveu muito trabalho de toda a equipa para que pudéssemos desenvolver a nossa ideia ao máximo, para alcançar o melhor resultado possível na competição”, acrescenta o aluno do Técnico.

A competição teve uma primeira fase à qual foram aceites candidaturas de startups e empreendedores. Depois de uma seleção foram apurados 5 projetos finalistas que passaram para a fase de mentoria e acompanhamento,  uma etapa que contou com os vários parceiros associados ao e-Waste Open Innovation. A final da competição decorreu no dia 10 de fevereiro em formato digital.  “Felizmente conseguimos o primeiro lugar, algo que nos enche de orgulho, principalmente pelo nível apresentado pelos restantes projetos que participaram”, realça o gestor do Trash4Goods.

Para o júri, o que destacou o projeto “made in” Técnico das outras candidaturas foi o facto de “estabelecer um elo de ligação entre marcas e consumidores, e contribuir para uma economia muito mais circular”.

João Trindade acredita que aquilo que terá distinguido o Trash4Goods  na competição foi o facto de “termos apresentado uma solução, pronta a implementar, que responde de forma muito direta aos principais problemas levantados pela ERP, sendo um dos mais urgentes a baixa taxa de reciclagem nas gerações mais jovens”. “O Trash4Goods tem ainda a vantagem de poder ser implementada numa grande variedade de locais e de estar muito alinhada com a atual operação de ERP”, adiciona o gestor do projeto.

Criado em janeiro de 2020, na JUNITEC– a Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico, o Trash4Goods fez parte do programa de aceleração interno da júnior empresa, e em outubro de 2020 arrancou com o primeiro teste piloto. Para esta competição, o projeto adaptou-se aos objetivos propostos e empenhou-se ao máximo para arrecadar um lugar entre os vencedores. “O objetivo principal era ganhar, mas sabíamos que ao participar, iríamos ter a oportunidade de trabalhar de perto com pessoas muito entendidas na área e que o seu feedback e sugestões já seriam uma grande contribuição para o nosso projeto”, destaca João Trindade.  “Ficámos também muito impressionados pela positiva com a qualidade dos outros projetos que participaram, o que certamente, tornou a decisão do júri mais difícil”, adiciona o aluno.

A equipa de alunos do Técnico desenvolveu uma solução simples que, que integra duas componentes, um módulo portátil e uma aplicação.  A aplicação utiliza as antenas e os sensores do telefone para, por exemplo, determinar a localização do dispositivo e, claro, associar as ações ao utilizador. No contentor, uma pequena caixa tem sensores que também têm em conta o peso, a localização e, por exemplo, o movimento do utilizador. Uma conjugação de dados recolhidos permite saber, entre outras coisas, quem depositou equipamentos para reciclagem dentro do contentor. Recorrendo à gamificação, o projeto procura sensibilizar e incentivar as pessoas a ter um papel mais ativo na reciclagem, tornando-a mais interativa e recompensadora para o utilizador, através de um fluxo de desafios e recompensas que vão desafiar e premiar quem mais reciclar.

Sobre a oportunidade de continuar o seu projeto em parceria com a ERP Portugal e com a LG Portugal e, ainda, ter acesso a um período de três meses de incubação na Startup Lisboa, João Trindade classifica-a como “incrível”,  uma vez que permitirá ao projeto “crescer com a ajuda de organizações de referência na nossa área de atuação”.  “Tenho a certeza que este período de incubação nos vai permitir dar o salto, e esperemos que dentro de pouco tempo o Trash4Goods consiga ganhar a dimensão e o alcance que sempre idealizámos”, declara.

Com a motivação para continuar a trabalhar robustecida com esta vitória, a equipa já tem em mente planos para continuar a alavancar o potencial do projeto. “O Trash4Goods pretende começar por organizar uma série de recolhas, através da nossa plataforma, no universo Universitário do país, de modo a sensibilizar os jovens para a realidade do e-waste em Portugal”, partilha o aluno do Técnico, adiando que 4 instituições de Ensino Superior da área de Lisboa já aceitaram juntar-se ao projeto, entre as quais está  claro o Instituto Superior Técnico.

Numa perspetiva mais a longo prazo, os alunos do Técnico pretendem que a solução esteja presente e acessível ao maior número de pessoas possível. “Para tal iremos focar as nossas atenções nos grandes centros urbanos do país, pretendendo estar presente em grandes superfícies, centros de retalho e pontos de recolha da ERP”, refere o gestor do projeto. “Outra vertente que se encontra em análise é a integração do Trash4Goods no programa Geração Depositrão, que visa educar e sensibilizar as crianças e jovens do nosso país, através de iniciativas que tomam lugar diretamente nas escolas nacionais”, avança João Trindade.