Três alunos do Técnico medalhados com bronze em competição de programação

Depois do Southwestern Europe Regional Contest, António Neves, Pedro Bezerra da Costa e Rui Zhu Wang prosseguem para a final europeia.

António Neves, Pedro Bezerra da Costa e Rui Zhu Wang – estes são os três alunos do Instituto Superior Técnico que conquistaram uma medalha de bronze no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), uma competição de programação que reúne participantes de Portugal, Israel, França, Itália, Malta, Espanha, Suíça, Andorra, Liechtenstein, San Marino e Cidade do Vaticano. Formando a equipa The Inlaws, os três alunos da Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação chegaram ao pódio do SWERC nos dias 27 e 28 de janeiro, na Sorbonne Université de Paris.

Nesta competição, as equipas formadas por três estudantes procuram resolver o maior número possível de problemas como a otimização de percurso entre dois pontos ou o cálculo da área de um polígono. Para isso, devem produzir um programa numa das linguagens de programação admitidas – C, C++, Java, Kotlin ou Python.

As equipas são depois classificadas consoante o número de problemas que resolveram corretamente, sendo atribuída uma medalha de ouro à primeira e segunda classificadas, prata para as quatro equipas seguintes e bronze para as oito subsequentes. Entre as 107 equipas participantes, The Inlaws conquistaram o bronze com o seu 12.º lugar e foram selecionados para a final europeia a decorrer em Praga, em março, onde serão apuradas quatro equipas para a final mundial.

Francisco Miguel Dionísio, professor do Técnico, foi o treinador desta equipa. O docente refere que o percurso dos estudantes envolvidos neste tipo de competição costuma ter início já no ensino secundário, através das Olimpíadas Nacionais de Informática. “Motivados por essa experiência inicial”, conta o professor, “continuam, por gosto, a sua preparação e conseguem resultados ao nível das melhores equipas europeias”.