ULisboa entre as 1,1% melhores universidades a nível mundial, segundo o CWUR

A listagem elaborada pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes, destaca desempenho científico da Universidade.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) volta a destacar-se nos rankings internacionais, e desta vez é o The Center for World University Rankings (CWUR 2021/2022) a colocar a Universidade entre as 201 melhores a nível mundial, subindo 5 posições em relação ao último ano, posicionando-se na 81.ª posição na Europa e no top 1,1% do CWUR. A edição de 2021/2022 foi divulgada esta segunda-feira, 26 de abril de 2021, e avaliou 19 788 instituições de diferentes países.

A ULisboa destaca-se em dois dos principais critérios de avaliação do ranking: a investigação científica, subindo para a posição 169.ª e situando-se no top 200 mundial, e a qualidade do corpo docente (236.ª classificada).

Elaborado desde 2012, o CWUR avalia aproximadamente 20 mil universidades, considerando 4 indicadores: qualidade de ensino (alumni distinguidos), empregabilidade de alumni (ex-alunos que ocupam cargos CEO nas maiores empresas mundiais), qualidade do corpo docente (académicos com prémios internacionais) e qualidade da produção científica (publicações e citações).

Comparativamente às restantes instituições de ensino superior nacionais classificadas no ranking, a ULisboa é a melhor classificada, seguida da Universidade do Porto que ocupa o 317.º lugar a nível global, seguida das congéneres de Coimbra (407) e Nova de Lisboa (514).

A nível global, o CWUR 2021 é liderado pela Universidade de Harvard, seguida do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com a Universidade de Stanford a ocupar o 3.º lugar do top-3. Entre os países que detêm mais instituições de ensino superior no top 2.000 do ranking estão: os Estados Unidos (347 universidades) seguido pela China (277), Japão (124), Reino Unido (95), França (79) e Rússia (46).