ULisboa é uma das 200 melhores universidades do mundo

A Universidade de Lisboa tem vindo nos últimos anos a sua posição no Academic Ranking of World Universities, um dos mais antigos e prestigiados rankings internacionais do ensino superior.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) continua a conquistar um lugar de destaque nos principais rankings internacionais como o demonstra o excelente posicionamento obtido no Academic Ranking of World Universities 2020. De acordo com listagem elaborada pela Shanghai Ranking Consultancy a ULisboa está entre as 150 e as 200 melhores universidades do mundo, tendo apenas 56 universidades europeias acima do intervalo em que se coloca.

Além do ótimo posicionamento a nível mundial, a ULisboa volta a ser a instituição de ensino superior mais bem posicionada a nível nacional, destacando-se nos indicadores: número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index, número de investigadores altamente citados e número de artigos publicados em revistas científicas de “Nature and Science”. É também de assinalar o aumento da publicação científica da ULisboa face ao ano anterior.

Entre as universidades nacionais representadas no ranking estão também a Universidade do Porto (no intervalo 301 a 400), a Universidade do Minho (no intervalo 401 a 500), as universidades de Aveiro e de Coimbra, que se posicionam no grupo das 501-600 e a Universidade Nova de Lisboa, entre as 601 e 700 melhores do mundo.

Na edição de 2020 do ranking de Xangai foram avaliadas mais de 2000 instituições de ensino superior de todo o mundo.  A análise é feita com base em seis critérios, que avaliam a qualidade da educação, dos docentes, a produção científica e a produção per capita.

Pelo 18.º ano consecutivo, a Universidade de Harvard assegura o primeiro lugar do pódio desta listagem. Ocupam também o top 3 mundial, as universidades de Stanford (EUA) e Cambridge (Reino Unido), respetivamente.

Além de ser o mais antigo ranking internacional, tendo a sua primeira publicação acontecido no ano de 2003, o ranking de Xangai é tido como um dos mais respeitados e influentes rankings a nível mundial.

Recorde-se que foram também divulgados recentemente os resultados da edição de 2020 do Global Ranking of Academic Subjects, onde as áreas científicas da Universidade de Lisboa se evidenciam a nível mundial.