Última MasterTalk da temporada 2023/2024 explorou as fronteiras da física e do Universo

O Departamento de Física teve a sua MasterTalk de promoção de mestrados do Técnico conduzida por Vítor Cardoso.

“Nunca estive num sítio com estudantes tão brilhantes”, elogiou Vítor Cardoso. O professor do Instituto Superior Técnico deixou esta garantia durante a última edição da série de MasterTalk de 2023/24, afeta ao Departamento de Física, numa sessão que viajou pelas leis fundamentais do Universo, buracos negros, telescópios e física quântica.

Numa partilha de diversas curiosidades, o docente relembrou que existem vários mistérios por resolver no ramo da astrofísica. A questão da ‘matéria escura’, por exemplo, foi levantada porque o comportamento de expansão de estrelas e galáxias no Universo não coincidia com as previsões, sendo necessário criar esta nova hipótese que explicasse esse desfasamento entre a teoria e as observações experimentais. O professor do Departamento de Física partilhou ainda o seu entusiasmo pelos instrumentos científicos que estão a ser desenvolvidos atualmente e que, na sua opinião, trarão maior capacidade de análise do Universo – “nunca houve uma era para a física como esta”, afirmou.

De volta à Terra, Vítor Cardoso fez questão de relembrar que, no seu percurso enquanto estudante, também enfrentou dificuldades durante o curso. A quem possa estar a passar pela mesma situação, o docente deixou palavras de encorajamento – “o trabalho de qualidade compensa sempre”. “Se acham que ainda não estão no ponto que quereriam, trabalhem com calma e persistam”, recomendou, defendendo que a sua experiência contínua “dita que a persistência e o trabalho de qualidade compensam sempre”.

A física sempre foi uma área de interesse para Alexandre Matos, que acaba agora uma licenciatura em engenharia química noutra faculdade. Considerando que o Técnico é uma faculdade “com reputação e com professores de qualidade”, este estudante diz ter vindo à MasterTalk por sentir-se “atraído por mistérios da astrofísica como ‘o que é a matéria?’”. O convite para vir assistir à palestra partiu de Sofia José, prestes a iniciar o Mestrado em Engenharia Biomédica do Técnico, que, tendo frequentado uma licenciatura noutra instituição, tem “amigos que estudam cá e que dizem gostar muito de cá estar”.

Ao nível de mestrado, o Departamento de Física tem a seu cargo a coordenação do Mestrado em Engenharia Física Tecnológica.

Com esta edição, chega ao fim um ciclo de MasterTalks que pôs à disposição dos estudantes do Técnico a oferta formativa da Escola. Cada um dos onze departamentos destacou as áreas de atuação dos seus cursos e potenciais saídas profissionais e de investigação a eles afetas, procurando esclarecer as centenas de estudantes que foram comparecendo em cada sessão, ao longo deste ano letivo.

Fotogaleria