Um dia no Técnico

Duas alunas do Externato Marista de Lisboa tiveram a oportunidade de estar com alunos e professores do Técnico, tomando contacto com algumas áreas que pretendem seguir no ensino superior.

Leonor Santos e Inês Ferreira, duas alunas do 12º ano, integraram o programa “Um dia com…”, uma iniciativa do Externato Marista de Lisboa, onde são alunas, e que pretende levar os jovens ao encontro das profissões que desejam seguir.  Tendo por base a “queda” de ambas para a engenharia foi-lhes sugerido uma visita ao Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do Técnico e ambas acederam sem hesitar. “Aceitei a proposta com todo o entusiasmo pois é, de facto, uma oportunidade única”, começa por contar Leonor Santos.

As duas jovens rumaram ao Técnico, onde o professor Alexandre Bernardino lhes havia preparado um vasto leque de atividades. “Além de explorarmos os laboratórios de robótica pudemos ainda ter contacto com alguns alunos que nos esclareceram diversas questões. No final do dia fizemos uma pequena visita pelo Técnico”, narra Inês Ferreira. “Foi um dia extraordinário onde tive a oportunidade de participar em atividades únicas que, com certeza, nunca me irei esquecer”, acrescenta Leonor.

Entre conversas, robôs, visitas aos laboratórios, as certezas de ambas iam-se consolidando: “fiquei com uma noção mais alargada das áreas que englobam o curso de Engenharia Eletrotécnica, o que se poderá tornar bastante útil quando me candidatar ao ensino superior”, vinca Leonor. Ambas assumem que o Técnico é a primeira opção no concurso ao ensino superior, mesmo que no caso de Inês ainda não haja certezas acerca de qual será a engenharia escolhida. “Ainda estou bastante indecisa, mas tanto Engenharia Química como Eletrotécnica são fortes possibilidades”, declara.

No final do dia, Leonor e Inês eram jovens mais conscientes das oportunidades que as esperam, gratas pela experiência e pelo acolhimento do professor Alexandre Bernardino, ambicionando regressar em breve.