Não há como ficar indiferente aos aviões que pairam sobre o átrio do Pavilhão Central, elementos fulcrais de decoração e do programa das Jornadas de Aeroespacial, organizadas pelo AeroTéc, o Núcleo de Estudantes de Aeroespacial, e que decorreram entre 20 e 23 de março no Instituto Superior Técnico. O simulador da Sevenair e a fila para o experimentar ocuparam grande parte do espaço do átrio. “Só mais uma voltinha”, foi a frase mais repetida durante os quatro dias.
Entre a feira de empresas, os workshops e as várias palestras, os alunos do Técnico puderam aprender com vários especialistas da área, ter nuances de design de aviação ou ficar a par dos novos desafios da manutenção aeronáutica. Tudo para “os alunos terem oportunidade de contatarem com as empresas, percecionarem as saídas profissionais que podem surgir e divertirem-se”, partilha Mafalda Teixeira, uma das coordenadoras responsáveis pela organização das jornadas.
Durante a semana centenas de alunos passaram pelas atividades, sendo que as palestras dos “Alumni Talks” atraíram até estudantes externos ao Técnico. O balanço da organização não podia ser mais positivo: “estamos muito satisfeitos com a adesão, com o leque de atividades que conseguimos organizar e com o convívio entre alunos que fomos capazes de gerar”, partilha Mafalda Teixeira.
A fechar a semana, e como uma das últimas atividades das jornadas, um workshop de rockets ensinou os vários alunos a projetarem passo a passo um micro foguetão. Divididos em grupos, os cerca de 30 participantes lá iam ajeitando as peças e aglomerando as peças que iam fazer o seu foguetão descolar na Alameda. Em tom animado um dos participantes, entre um e outro detalhe final soltava: “Nada de nos deixares ficar mal”.