Vodafone distingue estudantes do Técnico com Prémio de Mérito em Redes Móveis e Internet das Coisas

Esta é a quarta edição do Prémio de Mérito apoiado pela empresa membro da Rede de Parceiros do Técnico.

A Vodafone premiou, pela quarta vez, o mérito e inovação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, em Redes Móveis e Internet das Coisas, a 4 de junho, na Torre Norte do campus Alameda. A empresa, membro da Rede de Parceiros do Técnico, distinguiu, de entre cinco projetos finalistas, o projeto eDOSE, desenvolvido por David Fernandes e Jaime Aguiar, ambos estudantes do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

O eDOSE pretende colmatar a dificuldade em garantir a toma de medicamentos, por parte de idosos, ajudando os cuidadores a gerir a toma correta de medicação por parte dos utentes. A equipa desenvolveu uma aplicação que permite a customização, calendarização, recolha de informações sobre a toma e organização da medicação.

Os vencedores  do prémio, no valor de 1800 euros,  consideram-no “um reconhecimento do trabalho”.  O grupo agradeceu o feedback recebido e as   sugestões do  júri para melhoramento do projeto. A sessão contou, ainda, com a apresentação de mais quatro projetos finalistas, igualmente relacionados com Redes Móveis e Internet das Coisas.

Responder ao problema do sobreaquecimento de painéis solares foi o objetivo de Daniel Dinis e Diogo Costa. A dupla criou a CoolRay, uma aplicação que permite conhecer vários parâmetros do painel, com destaque para o registo de temperatura. Quando esta sobe demasiado – o que pode condicionar a eficácia dos painéis – a Cool Ray aciona uma ferramenta de cooling que arrefecerá o painel com água.

Já Guilherme Freitas e João Rodrigues procuraram oferecer uma solução para a rega hidropónica em ambientes urbanos com a GreenThumb. A aplicação monitoriza a água, temperatura, luz solar e outros parâmetros, permitindo acionar o sistema de rega remotamente e sempre que necessário.

Gil Beirão e Margarida Lourenço apresentaram o Smart Lock: um sistema de cadeado que só  pessoas autorizadas ou autenticadas conseguem abrir. A aplicação permite registar as entradas e saídas, assim como os utilizadores que têm acesso à porta

A proposta de Miguel Lourenço e Tiago Costa – a Smart Waste – , tenta responder ao problema da  contaminação do nosso ecossistema por lixo urbano, oferecendo uma solução para a gestão de resíduos urbanos. A equipa criou uma aplicação e um dispositivo com sensores que, quando colocados dentro dos contentores do lixo,  recolhem dados sobre o nível de enchimento do balde, temperatura, humidade e qualidade do ar, entre outras funcionalidades.

Na sessão, Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo destacou a importância do prémio e da parceria com a Vodafone: “Este prémio é a prova da inovação que está a ser criada no Técnico e é sempre entusiasmante ver as criações dos nossos estudantes”.

Rui Gomes, Manager Access Implementation & Tools na Vodafone referiu ficar “muito contente por estar presente neste Prémio de Mérito”, por ser  “sempre bom premiar a inovação”.

A empresa tecnológica doou ainda 1200 euros ao Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC), para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem da unidade curricular. José Santos-Victor, Presidente do Departamento, agradeceu a parceria com a Vodafone e felicitou os estudantes, lembrando: “Todos são vencedores, é sempre interessante ver a inovação. É particularmente relevante a vossa vontade de procurarem solução quando vos é apresentado um problema, estão no caminho certo para mudarem o mundo, tornando-o melhor”. António Grilo, professor responsável pela unidade curricular, reconheceu que  “esta iniciativa torna o processo da unidade curricular mais divertido” e acrescenta-lhe  “motivação”.