WMU distingue Técnico como “International Partner University of the Year”

O anúncio foi feito pelo reitor do College of Engineering and Applied Sciences no decorrer do Festival Internacional organizado pela Western Michigan University.

A parceria entre o Instituto Superior Técnico e a Western Michigan University (WMU) é recente, surgiu em tempos de pandemia, mas nenhum destes fatores tem impedido o seu robustecimento, como bem o comprova o facto de a WMU ter decidido distinguir o Instituto Superior Técnico com o prémio “International Partner University of the Year 2020/2021”.  O anúncio foi feito este sábado, 10 de abril, pelo reitor do College of Engineering and Applied Sciences, Dr. Steve Butt, no decorrer do WMU International Festival, que este ano se realizou virtualmente.

Depois de anunciar que o Instituto Superior Técnico era o vencedor deste galardão, o Dr. Steve Butt salientou “a sorte de termos oportunidade de colaborar com esta prestigiada instituição e com os nossos novos colegas do Técnico”. “As nossas universidades foram capazes de construir dois entusiasmantes programas de duplo grau durante uma pandemia global”, realçava, lembrando que desde o primeiro encontro em Lisboa foram “identificadas muitas semelhanças entre o Instituto Superior Técnico e o College of Engineering and Applied Sciences e os interesses mútuos foram discutidos com entusiasmo”.  O Dr. Steve Butt adiantou ainda que, para fortalecer esta parceria “estão já a ser analisados programas adicionais, colaborações de investigação, intercâmbio de professores, e outras oportunidades” de forma a “expandir esta relação tão importante”.

A gratidão e a alegria com que este reconhecimento é recebido pelo Técnico tornaram-se evidentes nas palavras do presidente da Escola, professor Rogério Colaço, através de uma mensagem de vídeo que seria divulgada em seguida. O presidente do Técnico destacou, de igual forma, que desde a primeira reunião foi claro para todos que esta parceria “seria uma grande oportunidade para as nossas instituições, para os nossos estudantes, para os nossos professores e investigadores”. “Mas não há parcerias, sem pessoas. E também desde o primeiro minuto, que existe esta boa energia entre o Técnico e a WMU. Creio que essa boa energia é também o segredo desta parceria consolidada em tão pouco tempo”, realçava ainda o presidente do Técnico, frisando, mais uma vez, o orgulho nesta distinção.

Também o Dr. Paulo Zagalo-Melo, pró-reitor do Haenicke Institute for Global Education (HIGE), e anfitrião do WMU International Festival fez questão de felicitar o Técnico por esta distinção relembrando novamente as “circunstâncias muito especiais” em que esta parceria começou tendo a primeira reunião acontecido apenas alguns dias antes de as fronteiras terem praticamente fechado. Para o pró-reitor do HIGE, “o facto de esta parceria ter conseguido tanto em tão pouco tempo” e especialmente em tempos tão difíceis “diz ainda mais sobre a qualidade e o futuro da mesma”.

Recorde-se que o acordo de cooperação entre as duas universidades foi oficializado no mês de dezembro do ano transato e prevê a atribuição do grau de mestre pelas duas instituições aos alunos dos mestrados de Engenharia e Gestão Industrial e em Engenharia Aeroespacial.

O prémio “International Partner University of the Year”, instituído pelo HIGE, reconhece o trabalho notável de uma instituição parceira internacional, com um contributo significativo para o envolvimento a nível mundial da WMU, proporcionando oportunidades substanciais e/ou inovadoras de aprendizagem, investigação, estudo no estrangeiro e/ou outras formas de envolvimento com os estudantes, professores, staff e/ou administradores da universidade americana.