A cosmologia observacional desvendada por Paolo de Bernardis

O professor e galardoado investigador falou sobre as evolução dos vários paradigmas da área.

Teve lugar esta quarta-feira, 22 de março, mais uma sessão do ciclo de conferências IST Distinguished Lecture. Esta quinta palestra, organizada pelo Departamento de Física em colaboração com o Centro Multidisciplinar para a Astrofísica (CENTRA), e com o apoio do Instituto Italiano de Cultura di Lisbonna, contou com a presença de Paolo de Bernardis, professor de Astrofísica na Universidade de Roma “La Sapienza” e conceituado investigador na área da cosmologia observacional e vencedor de vários prémios nesta área.

O professor Paolo de Bernardis presenteou a vasta audiência com uma profunda e rica explicação das evoluções que ao longo de décadas se têm vislumbrado no campo da radiação cósmica de fundo. Durante a retrospetiva falou ainda sobre os grandes protagonistas desta história e das conclusões que se foram adquirindo acerca da composição do universo.

Enquanto investigador responsável pelas experiências com balão estratosférico BOOMERanG-B98 e BOOMERanG-B03, revelou algumas das principais descobertas alcançadas, nomeadamente na revelação das anisotropias e a polarização da CMB (Cosmic Microwave Background).  Para terminar incitou os presentes a serem curiosos, “porque muita coisa ainda está para acontecer e descobrir, mas nós vamos fazer com que aconteça”, assegurou.