Ciência e Tecnologia

Cientistas do Técnico destacados no ranking publicado pelo portal Research.com

No total, são 56 os cientistas com ligação ao Técnico que ocupam posições de destaque, a nível nacional e internacional, nas várias áreas.

Cinquenta e seis investigadores do Instituto Superior Técnico surgem em posições de destaque, a nível nacional e internacional, nos rankings lançados pelo portal Research.com que abrangem várias áreas. Os cientistas estão presentes em 8 das 15 listagens apresentadas,  o que reflete o posicionamento do Técnico nos mais variados campos. Muitos dos nomes com ligação à Escola integram mesmo o top dos 500 mais citados a nível mundial na sua área de atuação, como é o caso do professor Carlos Guedes Soares (Engenharia e Tecnologia) e do professor Jorge Ambrósio (Engenharia Mecânica e Aeroespacial).

No top-5 nacional das várias listagens encontramos vários nomes do Técnico, tais como: o professor José Bioucas-Dias, Mário Figueiredo e Ana Paiva na área de Informática; Rui Cunha Marques em Negócios e Gestão; António Pascoal, Michel Athans e Mário G. Silveirinha em Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica; Carlos Guedes Soares e Dinar Camotim em Engenharia e Tecnologia; Armando Pombeiro em Química; e Jorge Ambrósio em Engenharia Mecânica e Aeroespacial.

O ranking do Research.com foi criado em 2014 para destacar investigadores na área da Informática, mas recentemente têm sido lançadas listagens dos melhores cientistas em outras áreas como Negócios e Gestão, Química, Engenharia e Tecnologia, Biologia e Bioquímica, Matemática, etc.. As listagens têm em consideração o h-index, proporção das contribuições feitas dentro da sua disciplina, prémios e realizações do investigador dentro da sua área de atuação. Os dados que suportam as mesmas foram coletadas até 6 de dezembro de 2021.

Consulte aqui a lista de investigadores distinguidos em cada área de investigação