Complexo de Golgi explorado pelo professor Christopher Burd

O docente da Yale School of Medicine foi o convidado de mais uma palestra organizada no âmbito do protocolo entre a Embaixada Americana em Lisboa e o Técnico.

O protocolo entre a Embaixada Americana em Lisboa e o Técnico continua a trazer conceituados nomes da ciência à Escola, promovendo a partilha do conhecimento e o contacto com os impulsionadores de investigação de ponta. Esta segunda-feira, 9 de julho, foi a vez dos interessados por Biologia Celular do Técnico terem a oportunidade de ouvir as enriquecedoras explicações do professor Christopher Burd, docente do Departamento de Biologia Celular da Yale School of Medicine (YSM).

De forma muito simples e recorrendo a imagens muito ilustrativas, o orador começou por explorar o complexo de Golgi, dando breves explicações sobre a composição das membranas plásticas, porém foi na explicação acerca da complexidade das organelas celulares – uma espécie de pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células – que o professor Christopher Burd mais se demorou, não fosse esse o foco central da sua investigação e da própria palestra. O docente explicou ainda algumas das novas abordagens desenvolvidas para visualizar o tráfego de proteínas e lipídios em células vivas, e que simultaneamente foram aproveitadas para elucidar os mecanismos que agrupam a separação de proteínas e lipídios no complexo de Golgi. “Elucidar os mecanismos que separam moléculas de várias organelas é deveras importante para entender o crescimento, a divisão celular, o desenvolvimento multicelular, e também é crucial para compreender uma ampla gama de doenças”, destacou a determinada altura o orador.

Os processos, os métodos mais adequados para atingir os objetivos pretendidos, os compostos que se revelam fulcrais na seleção mutante, os principais reguladores da biogénese das organelas, assim como as várias conclusões já alcançadas de forma a entender como estas estruturas compostas se compõem e mantêm foram sendo partilhados com a plateia, de forma muito precisa e explicativa como se à frente de uma lupa microscópica estivessem.