Pedro dos Santos, aluno do Programa Doutoral em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, obteve duas medalhas de ouro no campeonato mundial de stickfighting (combate de bastão), disputado entre 1 e 4 de agosto, na Polónia. O estudante conquistou as medalhas de ouro nas categorias de bastão único e bastão duplo em seniores (18-39 anos) com menos de 80kg.
No Campeonato Mundial Stickfighting da GSBA (Global Stick & Blade Association), Portugal contou com a representação de dez atletas (três civis da Associação desportiva Defesa Pessoal e Artes Marciais de Oeiras, e sete militares da GNR), que disputaram diferentes tipos de provas de combate. Estes eventos mundiais abrangem diversas modalidades de combate com bastão e faca mundiais, desde o Kali Filipino à esgrima, contando com a participação de centenas de atletas de vários países do mundo. A equipa portuguesa destacou-se ao conquistar um total de 15 medalhas: 6 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze.
Na modalidade de stickfighting, a equipa de Portugal conta já com várias medalhas no seu palmarés e um Bi-Campeão do Mundo, Carlos dos Santos, atual selecionador nacional.
O stickfighting ou combate de bastão é a versão moderna do jogo do pau português ou Esgrima Lusitana, uma arte marcial portuguesa de origem popular tradicional.
Pedro dos Santos é licenciado e mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico, estando atualmente a frequentar o Programa Doutoral do mesmo curso com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A sua investigação, em afiliação com o Instituto de Engenharia Mecânica do Laboratório Associado de Energias, Transportes e Aeronáutica (IDMEC/LAETA), sob a orientação de Paulo Oliveira, professor catedrático do Técnico, foca-se no desenvolvimento de algoritmos de Guiamento, Navegação e Controlo (GNC) para veículos de lançamento.