Cultura e Desporto

Aluno do Técnico representa Portugal numa missão ao Japão

Pode concorrer a este programa até novembro. Para obter mais informações pode contactar: cultural@lb.mofa.go.pt

Nuno Guerreiro, aluno do 5º ano de Engenharia Mecânica do Técnico, foi o representante português num grupo de cerca de 40 jovens de vários países europeus que participou no programa japonês “MIRAI”. A expressão que significa “Futuro” em japonês dá o nome a esta missão que funciona como um roteiro para conhecer a ciência, a tecnologia e a cultura japonesas e que decorreu na última semana de janeiro.

Experimentar as últimas novidades tecnológicas do Japão, visitar empresas tecnológicas, centros de investigação, uma universidade japonesa e ter contacto com algumas das tradições culturais do povo nipónico foram algumas das atividades que constituíam a agenda intensa desta missão.

“O objetivo principal deste programa é trazer estes ensinamentos e conhecimentos para os países de origem de cada um dos estudantes” sublinha Nuno Guerreiro.

Um país que se destaca pelo “imenso rigor no desenvolvimento de um projeto, ética de trabalho, uma cultura muita ligada ao trabalho, num país com imensos recursos científicos”, revela Nuno Guerreiro que recomenda o programa a todos.

O Japão é um estado “que precisa muito de capital humano com qualidade, e que está aberto a receber europeus que queiram fazer vida no Japão onde há imensas oportunidades para estudantes da Europa”, acrescenta.

Na agenda esteve também uma visita a Hiroshima para ver como a cidade está hoje e conhecer os efeitos de uma bomba atómica num território e numa população, numa “sensibilização para a necessidade de desnuclearização”.

Na memória de Nuno Guerreiro ficou Tóquio, a cidade com a maior área metropolitana do mundo, com dez milhões de habitantes, “uma cidade que parece não parar”, diz.

Uma experiência que “permite vivenciar a cultura japonesa, mas também conhecer estudantes europeus de muita qualidade” e que Nuno Guerreiro “recomenda a 100%”