Cultura e Desporto

Equipa masculina de Futebol 11 do Técnico vence Campeonato Nacional Universitário

É o primeiro título nacional da equipa masculina de futebol. Equipas masculinas de voleibol e de basquetebol também conseguiram lugares no pódio.

A equipa masculina de futebol 11 da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) sagrou-se campeã pela primeira vez no Campeonato Nacional Universitário (CNU). Das sete equipas das AEIST que se apuraram para os CNUs, a equipa de futebol 11 masculino conseguiu este resultado histórico, tendo-se apurado para os Jogos Europeus Universitários que ocorrem na Hungria durante o mês de julho. O jogo que concedeu o título decorreu dia 26, em Aveiro, contra a equipa do Politécnico de Coimbra, e foi decidido nas grandes penalidades.

“Isto é um momento único; a equipa de futebol é campeã universitária” – a celebração é de Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, no momento em que todo o Conselho de Gestão recebeu e aplaudiu a equipa da AEIST, a 2 de maio. O presidente do Técnico entregou uma medalha ao capitão de equipa, Duarte Honrado, em reconhecimento do feito. O estudante do Técnico e jogador da equipa recorda o que sentiu quando percebeu que a vitória já não escapava: “estava a tentar perceber se aquilo era real, estava tudo a acontecer ao mesmo tempo”. “Foi tão intenso, porque ganhámos nos penáltis, mas foi uma felicidade enorme – ganhar à terceira foi incrível”, reconta.Tratou-se da terceira final nacional disputada pela equipa e, finalmente, o título veio para o Técnico – “a equipa mais titulada da Associação Desportiva de Lisboa”, com sete Campeonatos Universitários de Lisboa. “A ambição estava lá; só faltava mesmo o título”, complementa o capitão.

Para José Ferreira, treinador da equipa e antigo estudante do Técnico, o segredo “esteve na mística dos jogadores”. “Eu tentei estar à altura da mística que se vive na equipa de futebol e o trabalho deles falou. Fui um mero espetador, quase, e um privilegiado por ter feito parte desta conquista, deste percurso, que só foi possível graças a toda a comunidade do Técnico”, defende.

Equipas masculinas de voleibol e basquetebol conquistam lugar no pódio

Outras equipas da AEIST também conseguiram lugares no pódio, como a equipa de voleibol masculino que ficou em 2.º lugar no campeonato e a equipa de basquetebol masculino que conseguiu o 3.º lugar. Quanto às outras equipas presentes, o basquetebol feminino ficou em 4.º lugar assim como o futsal feminino, a equipa de andebol masculino ficou em 7.º lugar e a equipa de voleibol feminino em 8.º.

“Mais do que os resultados desportivos, o que se destacou nessas duas semanas foi o espírito de companheirismo dentro e entre as equipas, a resiliência dos estudantes atletas em superar todas as adversidades e as memórias feitas desde os pavilhões e campos às ruas de Aveiro” partilha Yuri Barbosa, coordenador do desporto universitário da AEIST.

“Este ano nós levámos [aos CNUs] uma delegação com um número único de atletas – foram sete equipas, cerca de 90 atletas, algo histórico. É de facto o resultado do apoio e do investimento que temos feito no Desporto Universitário”, resume Pedro Monteiro, presidente da AEIST. “É também muito importante para nós este apoio que tivemos do Técnico e sentir que [a Escola] partilha esse orgulho nos seus estudantes-atletas”, complementa, reforçando que o desporto universitário “tem sido – e vai continuar a ser ao longo dos próximos anos – uma bandeira da Associação”.