Cultura e Desporto

Exposição “Histórias de Lisboa”

No passado dia 19 de setembro, o Museu da Farmácia inaugurou a exposição itinerante “Histórias de Lisboa” do projeto MEMEX

No passado dia 19 de setembro, o Museu da Farmácia inaugurou a exposição “Histórias de Lisboa” do projeto MEMEX – MEMórias e EXperiências para narrativas digitais inclusivas (2019-2022).

Os habitantes de Lisboa, Barcelona e Paris foram convidados pelos parceiros do projeto MEMEX a participar numa jornada digital de narração de histórias com base numa metodologia participativa e num protótipo de App, concebido em conjunto e cujo objetivo é reforçar a inclusão e participação cultural.

Ao longo do projeto, foram promovidas visitas guiadas ao património local para refletir sobre lugares e expressões, servindo de inspiração aos participantes para identificar temas, escrever e criar as suas histórias audiovisuais, enfatizando o seu papel ativo na reinterpretação do património existente e na criação conjunta de sentidos plurais do mesmo.

A exposição “Histórias de Lisboa” apresenta uma seleção de narrativas do piloto do projeto MEMEX que decorreu em Lisboa. Coordenado pela Mapa das Ideias, este piloto incluiu oficinas de narração de histórias que permitiram aos migrantes explorarem o património cultural de Lisboa, partilhando as suas próprias histórias.

Sobre o projeto MEMEX

O projeto MEMEX, financiado pelo programa de Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte 2020, promove a coesão social através de ferramentas colaborativas relacionadas com o património que suportam o acesso inclusivo ao património cultural tangível e intangível, facilitando encontros, discussões e interações entre comunidades em risco de exclusão social.

Estas ferramentas capacitam comunidades de pessoas, possibilitando-lhes combinar as suas experiências e memórias fragmentadas em histórias atrativas e geolocalizadas, usando novos conteúdos digitais pessoais em relação com o Património Cultural Europeu (CH) preexistente. As ferramentas do MEMEX permitem às comunidades contarem as suas histórias, reivindicando os seus direitos de participação igual nas sociedades europeias, promovendo o reconhecimento da diferença e a diversidade cultural ao dar voz a estes indivíduos.

O MEMEX é um projeto coordenado pelo Instituto Italiano de Tecnologia (Itália), mobilizando um consórcio composto por: Instituto de Tecnologias Interativas, ITI – LARSyS do Instituto Superior Técnico (Portugal), Noho (Irlanda), EY (Itália), Michael Culture Association (Bélgica), Interarts (Espanha), ECCOM (Itália), Mapa das Ideias (Portugal), Ca’ Foscari Universidade de Veneza (Itália), Dédale (França) e CNRS – Centre National de Recherche Scientifique (França).