Cultura e Desporto

IST Press edita os livros “The Shape of the City” e “The Mediterranean Question”

"The Shape of the City" e "The Mediterranean Question" são o resultado dos conteúdos apresentados nas "PhD Architecture Weeks" do Técnico.

O Programa de Doutoramento em Arquitetura (PDA) do Instituto Superior Técnico (IST) iniciou a publicação, pela IST Press, dos conteúdos apresentados nas “PhD Architecture Weeks” que, desde 2013, organiza todas as estações do ano, no IST. Com a edição científica da coordenadora do PDA, Prof.ª Ana Tostões, esta coleção revela investigações atuais, de profissionais e estudantes, na área da arquitetura e do urbanismo, no Mundo.

“The Shape of the City” desconstrói a abordagem habitual da história da cidade – maioritariamente Eurocêntrica, Americana, masculina e dividida entre iniciativas públicas e privadas – sugerindo narrativas em que os protagonistas não são os sujeitos habituais: V. M. Lampugnani explora uma proposta metodológica de apresentação das condições gerais que modelam as cidades, desde as condições ambientais e tecnológicas, a questões sociais e manifestações culturais; S. Whiting expõe a forma como a economia define a política, a cultura e a sociedade no contexto americano; T. Avermaete aborda a dicotomia entre o Norte e o Sul, através da modernidade desenvolvida em Casablanca e em Chandigarh e por fim, H. Heynen explora a ideologia das duas esferas, por via dos padrões de género latentes no desenvolvimento da cidade.

“The Mediterranean Question” revela relações culturais e narrativas ocultas que vão além dos discursos convencionais de arquitetura sobre o Mediterrâneo (medius terra) que, durante séculos, dominou a centralidade de intercâmbios comerciais e culturais e de conflitos: A. Pizza aborda a questão do sincretismo mediterrâneo na arte e arquitetura espanhola durante a primeira década do século XX; R. Agarez explora o Algarve como o território mais mediterrânico de um país Atlântico; M. Pacheco apresenta a evolução urbana e arquitetónica da Fuzeta, uma pequena aldeia costeira de pescadores no Algarve, e J. Santa Rita examina uma casa moderna, unifamiliar e anónima (Alporchinhos, Algarve), em profunda correlação com o contexto físico e cultural, seguindo influências vernaculares.

Os dois volumes encontram-se à venda na sede da IST Press, na loja online, e num conjunto selecionado de livrarias especializadas na área da arquitetura.